Europ Assistance Brasil

Positivo Servers & Solutions oferece soluções para economizar energia em data centers de alto desempenho potencializados por IA

macro photography of black circuit board
Photo by Alexandre Debiève on Unsplash

Com foco na sustentabilidade, a fabricante oficial de soluções da Supermicro no Brasil investe em tecnologias de refrigeração líquida, virtualização e em parcerias com líderes globais para reduzir o consumo energético das infraestruturas de TI de alta performance

Atenta às demandas empresariais por sustentabilidade aliada à redução de custos, a Positivo Servers & Solutions tem investido em expandir seu portfólio de soluções inovadoras voltadas à eficiência energética na infraestrutura de TI corporativa. Entre as principais iniciativas da empresa estão tecnologias avançadas de refrigeração, como o resfriamento líquido, menos dispendioso e mais eficiente na manutenção de temperaturas ideais de servidores.

“À medida que a inteligência artificial exige mais capacidade de processamento, cresce o nosso desafio de garantir energia limpa, acessível e eficiente para abastecer os data centers”, afirma Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions. A companhia também investe no desenvolvimento de clusters exascale e na aplicação da inteligência artificial para otimizar o consumo energético dos data centers.

Campos aponta ainda que a Positivo Servers & Solutions mantém parcerias com gigantes globais como Supermicro, Nvidia, Nutanix, Intel, AMD e Microsoft, para oferecer ao mercado brasileiro soluções otimizadas para aplicações de IA. Entre os modelos de servidores estão o SuperServer SYS-821GE-TNHR, com múltiplas GPUs NVIDIA interligadas por NVLINK, e o SuperCluster GB200 NVL72, equipado com até 72 GPUs NVIDIA Blackwell e sistema de resfriamento líquido de última geração.

Segundo o CEO da empresa, a virtualização e as soluções de cloud híbrida da parceira Nutanix também contribuem para a redução da quantidade de servidores físicos necessários. “Além da otimização que a plataforma Nutanix oferece, por conta da arquitetura exclusiva que usamos, conseguimos entregar até 4 nós de processamento em apenas 2U, reduzindo 50% em espaço e 25% em energia”, diz. O executivo reforça que essas plataformas contam com sistemas inteligentes de gerenciamento energético, que ajustam o consumo em tempo real conforme a carga de trabalho, evitando picos e desperdícios.

Alinhada com o objetivo de reduzir o consumo energético, a Positivo Servers & Solutions ainda participa de iniciativas que incentivam o uso de energia limpa e colabora com programas nacionais voltados para sustentabilidade e inteligência artificial. Suas plataformas são desenvolvidas para integrar fontes renováveis e atender às metas ESG dos clientes, o que reforça o compromisso da empresa com práticas responsáveis. A companhia também apoia projetos nacionais, como o Programa de Sustentabilidade e Energias Renováveis para IA, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que estimula a criação de data centers verdes alinhados aos objetivos globais de sustentabilidade.

“As operações de IA estão cada vez mais intensas em recursos computacionais, e isso exige um novo olhar sobre como equilibrar desempenho com eficiência energética”, acrescenta Campos. “Nossas soluções são pensadas para atender a essa demanda, com foco em alta performance, menor consumo e sustentabilidade.”

Total
0
Shares
Anterior
ACSP: 33% dos Brasileiros planejam presentear no Dia dos Pais
Foto por: Vitolda Klein/ Unsplash Images

ACSP: 33% dos Brasileiros planejam presentear no Dia dos Pais

Pesquisa ainda aponta que 41,9% pretendem gastar mais do que em 2024

Próximo
5 especialistas destacam as principais discussões e tendências sobre IA no mercado
Foto por: Steve Johnson/ Unsplash Images

5 especialistas destacam as principais discussões e tendências sobre IA no mercado

Com crescimento do uso da tecnologia no dia a dia das empresas, é preciso

Veja também