Potencial de inovação no ensino sobre seguros no Brasil

Pedro London, fundador da Tutum - Escola de Seguros / Foto: Divulgação
Pedro London, fundador da Tutum – Escola de Seguros / Foto: Divulgação

Conheça mais sobre a Tutum – Escola de Seguros

Com o intuito de disseminar boas práticas no mercado de corretagem surgiu a Tutum – Escola de Seguros. Focada na disseminação de conhecimento através do microaprendizado, a comunidade trata-se de um espaço colaborativo que tem o intuito de conectar pessoas e formar uma rede de troca de conhecimento entre os profissionais do setor, marcas e embaixadores.

Em entrevista exclusiva ao Universo do Seguro, o fundador da Tutum, Pedro London, explica que o mercado segurador ainda tem muito potencial para crescimento nos próximos anos. “O próprio mercado vem crescendo nos últimos anos e a gente sabe que o setor ainda tem muito a crescer, quando comparamos a participação dos seguros no PIB de outros países em relação ao Brasil. Para o mercado crescer, isso passa muito pela educação, em um movimento muito semelhante ao que aconteceu no mercado financeiro”, comenta o especialista. “Um assessor de investimentos, por exemplo, precisa estudar, se atualizar e, principalmente, atender o cliente na hora adequada e de maneira adequada. Sabemos o quão o mundo está dinâmico hoje”, acrescenta.

Segundo London, grande parte dos corretores acaba deixando de lado a educação contínua, levando menos opções para os clientes. “Compreendemos que a agenda corrida do dia a dia desses profissionais reforça como a inovação é imprescindível, neste sentido. A gente acredita muito que essa nova educação vem com aprendizados mais rápidos, focando em dados que precisam ser utilizados na hora que o profissional precisa saber e, principalmente, que seja fácil de achar. Pílulas de conteúdo, aulas curtas e aulas rápidas fazem com que o profissional aprenda boas técnicas e implemente-as no dia a dia”, revela. 

Pedro London conta que 2022 marcou a consolidação da escola e da metodologia. “Trouxemos três novos influencers para a plataforma, lançamos a maior Black Friday de todos os tempos, com oito cursos a R$ 39,90 por mês, e chegamos a incrível marca de mais de 20 mil horas de conteúdos assistidos – isso só nos cursos comercializados, sem contar os impactos das nossas redes sociais, entrevistas e outras ações que desenvolvemos”, demonstra. “O melhor de tudo são os feedbacks que recebemos. Todos os corretores que assistem pelo menos 60% dos cursos têm aumento claro nas vendas. Tivemos uma corretora, por exemplo, que movimentou a empresa para a venda de seguro garantia e aumentou seu faturamento para mais de R$ 100 mil apenas com essa modalidade de produto”, conta o executivo.

De acordo com o fundador da Tutum, a escola surge com o propósito principal de empoderar o corretor, a ponta de venda. “É muito comum ouvir que os corretores não fazem o cross selling, corretores que atuam em apenas um ramo. Algo super comum é um corretor que atua apenas com auto e não quer comercializar seguro de vida, com medo de falar sobre morte com o cliente. Então, explicamos que isso não é verdade. Queremos mostrar que o corretor pode mais, que ele tem o cliente e que ele pode ofertar uma gama de produtos. Outro exemplo disso se dá com o Seguro Cyber, com o curso desmistificamos este tipo de solução e os profissionais conseguem vender muito mais, aprimorar a carteira e, principalmente, tornar a corretora rentável”, enfatiza.

London conta que outro intuito da Tutum é auxiliar no processo de estruturação de corretoras de seguros. “Sabemos o quanto é difícil para uma empresa de corretagem sair do micro para atuar no macro, por isso contamos com vários cursos e estamos muitos próximos dos corretores para que eles desenvolvam técnicas, uma forma adequada e objetivos smart que são disseminados pela Tutum”, compartilha.

A Tutum conta com cursos de todos os ramos, como linhas financeiras, seguro de vida, seguro auto. “O mais importante é falar sobre os modelos de cursos que oferecemos e estamos abertos a conversar com os profissionais antes de qualquer coisa”, comenta Pedro London. 

São eles:

  • Cursos básicos – para quem está iniciando no mercado ou está mudando de ramo e não sabe como começar. São cursos de RC Profissional, cursos de massificados, por exemplo, com o intuito de aumentar a carteira. São cursos com uma hora e meia, duas horas de duração, para que esse profissional possa vender mais neste ramo.
  • Cursos de acompanhamento – são cursos para o aquecimento da corretora e ela mudar de estágio, que abordam – por exemplo – as vendas online, como administrar uma corretora de seguros e outros.
  • Cursos de especialização – como os de seguro cyber e seguro garantia, que são cursos grandes e que contam com mentoria. Nessa modalidade, os profissionais irão sair de 0 a 100 ao realizar o curso.

Segundo o fundador da Tutum, a inspiração de desenvolver a plataforma de ensino começou quando ele atuava no mercado de seguro de vida. “Minha ideia inicial foi criar um treinamento sobre o ramo e, com a pandemia, quis investir mais no ambiente digital. Eu gerenciava uma equipe, comecei a realizar vários treinamentos com essa equipe e entendi que eu podia realizar esse curso”, pondera. “Conversei com quem já estava atuando com cursos e educação no mercado de seguros e senti que a gente podia agregar tudo no mesmo lugar. Contamos com uma comunidade aberta, que incentiva as pessoas a trocarem experiências, colocarem suas opiniões, tirarem dúvidas e que fosse um local fácil para que o corretor pudesse aprender mais sobre outros ramos”, sinaliza.

Foi assim que surgiu a página inicial da comunidade da Tutum. “Colocamos os cursos para os corretores se aprofundarem mais em tudo isso. Em nosso roadmap, trouxemos um pouco de educação corporativa, com o intuito de sermos parceiros das seguradoras para que elas treinem ainda mais e melhor os corretores para que eles possam vender mais. O foco está sempre em ampliar a carteira e, consequentemente, a receita dessas empresas”, afirma London.

Pedro London conclui dizendo que a escola veio para preencher uma lacuna existente em relação à educação contínua. “A gente sabe o quão dinâmico é nosso mercado, quantas novidades temos, novos produtos e as mudanças que estão em curso. Os corretores precisam estar atentos e atualizados”, sinaliza. “Sabemos como é corrida a vida de quem trabalha com a venda de seguros, pois além das vendas propriamente ditas, é preciso lidar com os sinistros, acompanhamento de apólices e um ponto muito importante que trazemos para a Tutum é o microlearning, com aulas durando no máximo 12 minutos para que o corretor assista a qualquer momento e em qualquer lugar”, menciona.

“Convido todos a acessarem e compartilharem conhecimento. Quanto mais conhecimento você compartilha, mais você aprende”, finaliza Pedro London.

Conheça mais sobre a Tutum em https://tutum-ead.com/.

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