Bradesco Seguros

Práticas sustentáveis para uma cozinha eco-friendly

Práticas sustentáveis para uma cozinha eco-friendly / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Quer preservar o meio ambiente? Conheça pequenas atitudes que podem fazer a diferença para a sustentabilidade

Criar um futuro que seja sustentável e que prejudique e atrapalhe cada vez menos o meio ambiente é responsabilidade e dever de todos. Mesmo que pareçam pequenas, todo indivíduo pode incluir algumas práticas em seu cotidiano para reduzir os impactos negativos à natureza. Seja no trabalho, seja na faculdade, seja mesmo na cozinha da sua casa.

Utilizar eletrodomésticos energeticamente eficientes, economizar água utilizando uma lava-louças nova ou reciclar o lixo orgânico são apenas algumas formas de criar uma cozinha mais eco-friendly e sustentável. Abaixo, saiba o que você pode fazer para ajudar a preservar o meio ambiente sem sair da cozinha.

Invista em eletrodomésticos e utensílios eco-friendly

Sustentabilidade e economia de energia andam de mãos dadas. Desse modo, tente adquirir eletrodomésticos que tenham alta eficiência energética e durabilidade, consumindo menos energia e tendo vida útil maior, dispensando a necessidade de trocá-los muito cedo.

Esse cuidado não se deve restringir apenas aos eletrodomésticos. Para os utensílios do dia a dia, dê preferência para aqueles produzidos com cerâmica, bambu ou aço inoxidável, que são materiais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente. Em contrapartida, evite comprar ou encaminhe para a reciclagem os utensílios descartáveis feitos de plástico.

Adote a prática da compostagem

Saber reutilizar é um dos pilares da mentalidade sustentável, sendo que isso também pode ser feito com restos de legumes, frutas, cascas de ovos, folhas secas e borra de café, por exemplo. O método de compostagem, ou seja, a reciclagem do lixo orgânico para que ele se transforme em adubo natural, é uma forma de dar um novo sentido ao resto de alimentos que antes seriam simplesmente descartados.

Esse adubo pode ser utilizado tanto na agricultura quanto em jardins ou plantas da sua residência. Desse modo, há a diminuição do uso de produtos químicos, além da melhoria da qualidade do solo e da redução do aquecimento global. Outro ponto-chave é que esses alimentos deixam de ser lixo que seria descartado em aterros sanitários, sendo que isso ainda pode incentivá-lo a cultivar um pequeno e agradável jardim em casa.

Inclua a reciclagem no seu cotidiano

Pensa que a reciclagem acabou por aí? Nada disso! Além da orgânica, é importante a prática da reciclagem das embalagens em sua rotina. Você sabe quais são os principais materiais que fazem parte da sua rotina na cozinha? Eles normalmente incluem plástico, papel, papelão, metal e vidro. Antes de descartá-los, lave e seque, removendo a sujeira ou os resíduos presentes nesses materiais.

Pesquise sobre como fazer o descarte correto desses itens, sendo que você pode buscar pelas diretrizes de reciclagem do seu bairro ou da sua cidade. Assim, você terá uma noção mais clara de quais são os materiais aceitos no programa de reciclagem, uma vez que existem aqueles de uso único.

Preste atenção no consumo de água e energia

Também é fundamental adotar medidas que visem a economia de água e energia no dia a dia da cozinha. Se você não tiver um equipamento lava-louças, preste atenção para não deixar a torneira aberta enquanto você está ensaboando a louça, panelas e talheres. Inclusive, você pode encher uma bacia com água, aplicar detergente e fazer uma primeira higienização da louça nela, ensaboando em seguida. Somente na hora de enxaguar que você deve ligar a torneira, evitando assim o desperdício.

Enquanto estiver cozinhando, lembre-se de utilizar panelas com tampa, já que isso reduz o tempo de cozimento e ajuda a economizar energia. Sempre que possível, dê preferência para métodos de cozimento mais eficientes e rápidos, como utilizar o forno elétrico ou a panela de pressão.

Evite o desperdício de alimentos

Além de ser desagradável, desperdiçar os alimentos não é uma atitude que beneficia o meio ambiente. E isso não se restringe apenas ao que você deixa no prato e joga fora. Também inclui aqueles alimentos que são perdidos se não forem consumidos dentro do prazo de validade.

Uma maneira de contornar esse problema é sempre planejar quais serão as refeições preparadas com antecedência. Com o cardápio pensado previamente, você pode comprar apenas aquilo de que precisa, evitando excessos que podem se perder — sobretudo de alimentos in natura. Armazene os alimentos corretamente na geladeira ou na despensa para prolongar a sua vida útil e reaproveite os restos de comida para fazer novas refeições ou utilizar na compostagem citada anteriormente.

Total
0
Shares
Anterior
F/Seguros marca presença na Etapa Nacional da Expo Favela 2024
Ronaldo Gama, diretor de Planejamento Comercial da MAG Seguros / Foto: Divulgação

F/Seguros marca presença na Etapa Nacional da Expo Favela 2024

Empresa participa da programação apresentando soluções inclusivas para o

Próximo
Vendas da Black Friday e Cyber Monday cresceram 10% em 2024, aponta levantamento da FCamara
Atenção redobrada: segurança financeira na Black Friday / Foto: Markus Spiske / Unsplash Images

Vendas da Black Friday e Cyber Monday cresceram 10% em 2024, aponta levantamento da FCamara

Os mais de 100 clientes varejistas da companhia registraram um total de R$6 bo;

Veja também