Sensação de controle e respostas rápidas: pesquisa da McKinsey revela o que mais importa para quem investe em veículos de alto padrão
Pesquisa divulgada recentemente pela consultoria McKinsey & Company mostra que o prazer de dirigir supera o status social como principal motivador de compra entre consumidores de carros de luxo. O estudo, realizado com mais de 150 compradores e potenciais compradores de veículos acima de US$ 150 mil, buscou entender o que orienta decisões e percepções ao longo da jornada de aquisição e posse desses automóveis.
Segundo o levantamento, 86% dos entrevistados afirmaram que a experiência ao volante é o fator mais relevante na hora da escolha, enquanto apenas 36% citaram o desejo de projeção social como motivação central. A valorização da experiência prática — e não apenas simbólica — está no centro do comportamento desse público. Outros aspectos como retenção de valor, qualidade construtiva e durabilidade também ganham relevância, especialmente diante da rápida evolução tecnológica.
Para Marcelo Rohlfs, Head da Divisão Automotiva do Grupo Bamaq, os dados confirmam uma mudança já percebida na interação com clientes brasileiros. “Temos visto um perfil mais exigente, que busca desempenho real, sensação de controle, respostas rápidas e uma dirigibilidade precisa. São características que fazem diferença e que influenciam diretamente a decisão de compra”, analisa.
Diversidade de perfis, valores em comum
A pesquisa identificou quatro perfis predominantes de compradores: colecionadores, buscadores de inovação, entusiastas de performance e compradores por status pessoal. Cada grupo com motivações específicas, mas com pontos em comum, como herança da marca, exclusividade, personalização e excelência no acabamento.
“A tradição da marca, a engenharia de precisão e a possibilidade de configurar detalhes fazem parte da experiência valorizada por esses clientes. Isso se reflete tanto no momento da compra quanto no vínculo que se estabelece com a marca ao longo do tempo”, afirma Rohlfs.
Nesse contexto, ele destaca a relevância de modelos que combinam inovação e tradição. “A Macan EV e o Taycan, por exemplo, são os modelos de entrada da Porsche no universo dos veículos elétricos de alta performance, mantendo as premissas da marca em termos de design e dirigibilidade. Já o 911 segue como referência entre os esportivos, tanto pela tradição, performance e exclusividade quanto pelo valor simbólico que carrega entre os colecionadores.”
Outros modelos acompanham as preferências apontadas no estudo, como os super SUVs, entre os veículos eletrificados que mais despertam interesse. “O Cayenne é um bom exemplo de como é possível unir versatilidade, potência e sofisticação. Ele atende famílias, mas também surpreende quem busca potência, performance e prazer ao dirigir”, acrescenta.
Por fim, o estudo reforça que o mercado de luxo segue aquecido, com 49% dos respondentes pretendendo adquirir mais veículos desse segmento nos próximos anos e 64% projetando que vão dirigir carros de luxo com mais frequência. Mesmo diante de incertezas econômicas, o desejo por experiências automotivas marcantes permanece em alta.