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Pré-Black Friday: pelo segundo ano seguido, consumidores antecipam compras e varejo cresce 4,2% nos primeiros dias de novembro, aponta Cielo

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Photo by Tamanna Rumee on Unsplash

E-commerce dispara 10,6%; consumidor busca conveniência, parcelamento e experiências

A Black Friday começou antes no Brasil. De acordo com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), o varejo total cresceu 4,2% entre 1º e 15 de novembro, na comparação anual, confirmando a tendência de antecipação das compras para o início do mês. O movimento foi impulsionado por um consumidor mais estratégico, digitalizado e atento às promoções longas do período pré-evento.

O e-commerce segue como destaque absoluto: cresceu 10,6% na pré-Black Friday. Já o Varejo físico, que avançou 2,7%. A leitura é reforçada pelo comportamento horário: o online mantém vendas durante toda a madrugada, enquanto o varejo físico concentra seus picos no final da manhã e início da noite. No geral, os consumidores gastaram em média R$ 110,44 por transação. 

Esses números confirmam a força do consumo antecipado. E consolidam o período como um dos mais relevantes do calendário do varejo.

Setores em destaque

Na análise setorial, Turismo & Transporte liderou o crescimento, com alta de 11,5%, seguido por Drogarias e Farmácias (+8,8%) e Supermercados e Hipermercados (+4,6%). O desempenho reforça a preferência por categorias ligadas a planejamento, rotina, bem-estar e experiências. No sentido oposto, o segmento Vestuário e Artigos Esportivos recuou 4,0%, indicando maior seletividade no consumo.

Desempenho regional

Todas as regiões cresceram no período. O Sul apresentou o melhor resultado, com avanço de 3,7%. Em seguida, estão: Norte (+2,7%), Nordeste e Sudeste (ambos +2,6%) e Centro-Oeste (+1,3%). 

Entre as unidades da federação, Minas Gerais liderou, com alta de 5,1%, seguida por Paraná (+4,3%) e Bahia (+4,0%). No sentido oposto está o estado do Amazonas com uma queda de 3,7% do faturamento do Varejo.

Quem é o consumidor da pré-Black Friday 2025

De acordo com o Perfil do Consumidor, há uma participação masculina ligeiramente superior no faturamento (55% vs 45%), mas com tickets médios quase idênticos: homens gastaram em média R$ 112,97 e mulheres, R$ 111,29 no período do levantamento.

Em relação à forma de pagamento, o grande destaque é o crédito parcelado, com ticket médio de R$ 647,71, altíssimo na comparação com os demais. No PIX, a média foi de R$ 63,46. Já quando a opção foi pagar no débito, o valor médio foi de R$ 69,76.

Sobre o perfil de renda, a maior concentração de vendas foi entre consumidores de baixa e média renda, que juntos representam 82% das transações. Contudo, esse público representa apenas 66,1% do faturamento, já que compram produtos mais baratos que os consumidores de alta ou altíssima renda.

O perfil de consumo na pré-Black Friday 2025 mostra um predomínio de públicos ligados às compras do dia a dia. As personas mais presentes no período são aquelas que concentram seus gastos em supermercados, responsáveis por 25,6% do faturamento, seguidas pelos gastronômicos, que representam 13,7%, e pelo público fashion, com 10,8%.

“O perfil do consumidor na pré-Black Friday 2025 revela um varejo cada vez mais digital, diverso e dinâmico. Com forte presença do e-commerce, vemos o brasileiro buscando conveniência, parcelamento e experiências em supermercados e gastronomia. A alta participação do crédito parcelado e o crescimento do ticket médio entre consumidores de alta renda evidenciam tendências de consumo”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Negócios da Cielo.

Metodologia

A análise considera as transações processadas pela Cielo entre 01 e 15 de novembro de 2025, comparadas ao período 02 a 16 de novembro de 2024, conforme metodologia do ICVA. O índice inclui vendas do varejo físico e digital e é uma das principais referências para acompanhamento em tempo real do comércio brasileiro.

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