Levantamento realizado pela TEx leva em consideração o dataset com maior abrangência nacional, utilizado por mais de 20 mil Corretores
A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de outubro do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto se manteve estável em outubro (6,5%) e seguiu sem alta pelo terceiro mês consecutivo. Mesmo com a estabilidade, o índice apresenta aumento de 30% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Para baixar o IPSA completo acesse o link.
Para Emir Zanatto, CEO da TEx, a estabilidade do índice nos últimos meses demonstra que as seguradoras alcançaram o preço de equilíbrio. “De acordo com a Susep a sinistralidade reduziu de 79% em março de 2022 para 67% em setembro do mesmo ano. Se continuarmos nessa tendência é esperado que o índice comece a reduzir nos próximos meses”, explica o executivo.
Diferentemente do índice geral, o IPSA por gênero sofre variações. Para o sexo masculino houve aumento de 3%, passando de 6,7% para 6,9%. Já o sexo feminino apresentou queda de 1,6%, indo de 6,1% para 6,0%.
Dados regionais
A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. Pela primeira vez em 12 meses o seguro da Região Metropolitana de São Paulo superou o da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “A Grande São Paulo se tornou a região mais cara do Brasil, sendo 31,7% mais cara quando comparada às regiões metropolitanas de Belém e Curitiba”, destaca Zanatto.
Especificamente na cidade de São Paulo, o IPSA revela que o seguro na Zona Leste é 60,4% superior à região central. Já na capital fluminense, a Zona Norte segue com o maior índice, sendo 69% maior na comparação com a Zona Sul do Rio de Janeiro.
Já em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix segue na liderança com 6,5% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,9%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 31,9% do total de automóveis cotados no mês de outubro.
Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por população, IPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe.
Com mais R$ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. “Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, revela Emir Zanatto, CEO da TEx.