Elevação no primeiro mês do ano foi de 3,3% em relação ao mês anterior
O Índice de Preços de Seguro de Automóvel (IPSA), desenvolvido pela TEx Tecnologia, indica que o valor do seguro de automóveis subiu novamente em janeiro e acumulou alta de 15,8% nos últimos 12 meses. A elevação no primeiro mês do ano foi de 3,3% em relação ao mês anterior.
O estudo desenvolvido pela plataforma de inteligência foi realizado com base nas cotações realizadas na ferramenta Teleport e considerou veículos com até 10 anos de idade.
A Região Metropolitana de São Paulo foi considerada a que possui o preço mais alto do seguro, seguida de Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Belém. Também foi constatado que cidades com até 5 mil habitantes pagam entre 5,5% e 25,5% menos para ter a proteção do que cidades que possuem entre 100 mil e 500 mil habitantes.
A idade do veículo também interfere muito na cotação de um seguro para automóvel. De acordo com o IPSA, um carro que possui entre 6 e 10 anos de circulação pode pagar 8,2% de seu valor de mercado para ter uma cobertura securitária. Por outro lado, o percentual cai para 4,7% no caso de carros zero km.
A idade do condutor é outro ponto que influencia no valor do seguro auto. O estudo da TEx analisou dois homens, um com 26 e outro com 36 anos. A diferença da cotação para ambos chegou a 21,7%, onde o condutor mais jovem desembolsou o maior valor para ter o seguro. “Essa diferença surge por conta da pouca experiência e comportamento na direção das pessoas mais novas, o que aumenta a possibilidade da ocorrência de sinistros”, alerta o levantamento.