Reflexo do mercado aquecido, variação foi de apenas -0,36% em novembro de 2024, frente a -0,79%, registrada em igual mês de 2023, uma desaceleração de 53,6%. Levantamento traz ainda estabilidade nos preços dos modelos 0km
O mais recente levantamento da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, mostra que o preço médio dos veículos usados anunciados na plataforma teve a menor retração dos últimos três anos para o mês de novembro. A variação registrada foi de apenas -0,36% em novembro de 2024, frente a -0,79%, apontada em igual mês de 2023, uma desaceleração da ordem de 53,6%. Se forem descontados os anos de pandemia, 2020 e 2021, quando houve valorização dos usados, é o menor índice desde 2017. Ao mesmo tempo, os automóveis zero quilômetro apresentaram estabilidade, com variação de -0,001%, refletindo o alto volume de vendas.
De acordo com os dados do Índice Webmotors, que acompanha as variações percentuais nos valores dos automóveis listados no marketplace, o aquecimento do mercado, com crescimento anual de dois dígitos, foi o principal responsável pela redução na desvalorização dos veículos usados.
“Os números são um reflexo do mercado aquecido que temos vivido em 2024, tanto para novos, que devemos fecharmos próximos das 2,5 milhões unidades comercializadas, quanto para usados, que já superou os 14 milhões de veículos vendidos, de acordo com a Fenauto, e poderá atingir novo recorde histórico”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Entre outros destaques pelo país, o estado de Santa Catarina registrou a menor desvalorização de veículos usados no último mês, com apenas 0,14% de variação, enquanto em São Paulo houve variação de apenas -0,018% entre os carros zero quilômetro.
Tendências anuais
A análise do Índice Geral acumulado mostra que, em 2024, houve uma queda de 3,4%, ao passo que igual período de 2023 registrou uma retração mais acentuada, de 6,3%. Isso reflete uma recuperação gradual do mercado automotivo, com uma desvalorização 53,9% menor entre os dois anos.