Bom momento do setor aponta para mais um ano de recorde nas vendas, avalia especialista da MegaDealer. Toyota e Honda dominam o ranking de modelos mais rentáveis
O mercado brasileiro de carros seminovos e usados registrou, em setembro, um tíquete médio de R$88.840,00, o maior patamar de 2025, até o momento. O giro de estoque médio nas concessionárias ficou em 36 dias, com margem bruta de lucro de 10,5%. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU), divulgado nesta semana. “O setor vive um momento de muita confiança entre os consumidores que veem, especialmente, no segmento de usados, boas e variadas opções de veículos. Ao que tudo indica, ao final deste ano teremos mais um recorde em número de vendas”, avalia Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.
De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), até o mês de setembro a venda de veículos usados já alcançou um impressionante acumulado de 13.478.486 unidades comercializadas no ano, um aumento significativo de 16,4% em comparação com as 11.582.395 unidades vendidas no mesmo período do ano passado. Vale lembrar que 2024 superou 2019 com o melhor resultado dos últimos 13 anos, com 15,7 milhões de carros usados vendidos. A projeção da Fenauto é de que, até o final de 2025, as vendas ultrapassem 16 milhões.
O PVU também mostrou o domínio da Toyota e da Honda no ranking de veículos mais rentáveis no mês, com destaque para o Toyota Corolla Cross na primeira posição: o modelo apresentou preço médio de R$ 156 mil, margem bruta de lucro em 9,9% e um excelente giro médio em 21 dias. O Toyota Yaris Hatch assumiu a segunda posição, com preço médio de R$ 95 mil, margem de 12,2% e giro médio de 26 dias. O Honda City Hatch, com preço médio de R$ 112 mil, margem de 10.9% e giro médio de 34 dias, completa o pódio.
Por outro lado, alguns modelos passam por dificuldades em termos de rentabilidade. “Ainda entre os seminovos, apresentando giro alto e margens baixas, podemos destacar o Jeep Renegade, Chevrolet Onix, Chevrolet Montana, Ford Ranger e GWM H6 Haval”, afirma Fábio Braga.
Ainda de acordo com o Estudo, na análise do “trade-in” pelas montadoras chinesas especializadas em elétricos e híbridos, Volkswagen, Chevrolet, Jeep, Toyota e Hyundai são as marcas que perdem mais clientes na troca pelo usado para BYD e GWM.
A amostra do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados engloba 3.089 concessionárias de 22 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. Com presença em sete países, a Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes e realiza US$1,4 bilhão de vendas anualmente.