Presidente do SindsegNNE, Ronaldo Dalcin cita potencial para o desenvolvimento dos seguros no Norte do Brasil

Ronaldo Dalcin, Presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (SindsegNNE) / Foto: William Anthony / Universo do Seguro
Ronaldo Dalcin, Presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (SindsegNNE) / Foto: William Anthony / Universo do Seguro

Presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste ressaltou a importância de destacar os benefícios do seguro para a sociedade

O Congresso Norte dos Corretores de Seguros (Congrenorte 2023) reuniu diversos especialistas do setor para discutir as oportunidades de negócios e o potencial de desenvolvimento do mercado de seguros na localidade. Em entrevista especial para o portal Universo do Seguro, o Presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (SindsegNNE), Ronaldo Dalcin, compartilhou insights valiosos sobre o tema.

“A Região Norte apresenta um índice de penetração de produtos relativamente baixo em comparação com outras regiões do país. No entanto, essa realidade é uma oportunidade para os profissionais da indústria seguradora”, comentou. Segundo ele, apenas 4,6% dos domicílios da região estão assegurados, enquanto no Brasil esse número chega a 17%. “Essa diferença evidencia o desafio, mas também a grande oportunidade de expansão do mercado de seguros na Região Norte”, reforçou.

O Presidente do SindsegNNE ressaltou a importância de destacar os benefícios do seguro para a sociedade. “Comunicar o quanto as indenizações retornam para a sociedade é fundamental para a construção de um mercado segurador mais sólido”, apontou. Dalcin compartilhou um dado surpreendente: somente no primeiro trimestre, a Região Norte trouxe de retorno para a sociedade em sinistros, indenizações e benefícios cerca de R$ 4 bilhões, um valor que representa praticamente o orçamento da pasta de Educação do Governo do Amazonas para o ano de 2022.

Além disso, Ronaldo Dalcin mencionou o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), uma estratégia voltada para o crescimento do setor. Ele explicou que o plano foi construído com a colaboração de várias entidades do ecossistema segurador, incluindo seguradoras, federações, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e a Escola de Negócios e Seguros. O PDMS prevê a implementação de 65 iniciativas distribuídas em quatro eixos de trabalho com o intuito de potencializar o desenvolvimento do segmento em todo o território nacional.

“Uma das metas ambiciosas do plano é alcançar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2030, em comparação aos atuais 6,5% de representatividade do setor de seguros no PIB”, revelou. Dalcin ressaltou que o PDMS é uma oportunidade para a Região Norte contribuir de forma significativa para a economia e a sociedade. Ele destacou a união de todos os agentes envolvidos e a dimensão das ações propostas, que têm o objetivo de melhorar os indicadores do mercado segurador.

Ronaldo Dalcin ainda reafirmou a disponibilidade do Sindicato para colaborar e apoiar o desenvolvimento do setor.

O Congresso Norte dos Corretores de Seguros (CongreNorte) trouxe à tona a importância do mercado de seguros na Região Norte do Brasil, evidenciando seu potencial de desenvolvimento e a estratégia do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros para impulsionar o crescimento do setor. Com a união de esforços e a implementação das iniciativas propostas, a Região Norte tem tudo para se consolidar como um importante polo segurador, contribuindo para o progresso econômico e social.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Grupo Bradesco Seguros divulga primeiro Relatório de Sustentabilidade
Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade no Grupo Bradesco Seguros / Divulgação

Grupo Bradesco Seguros divulga primeiro Relatório de Sustentabilidade

Documento apresenta estratégia e iniciativas de sustentabilidade da companhia,

Próximo
Seguradora lança software de gestão de risco de fornecedores
Felippe Astrachan, Country Manager da AVLA no Brasil / Foto: Divulgação

Seguradora lança software de gestão de risco de fornecedores

Com o lançamento, grandes contratantes podem adquirir uma ferramenta de gestão

Veja também