Prevenção à fraude supera marketing como prioridade de investimento das empresas, mostra Serasa Experian

Porto Alegre receberá o XXVI Congresso Brasileiro de Economia / Foto: Freepik
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Relatório de Identidade e Fraude 2025 voltado a empresas é novo levantamento da datatech; Pesquisa mostra prioridade nas estratégias corporativas

Quase 40% das empresas brasileiras estão mais inclinadas a investir em ferramentas de prevenção à fraude do que em marketing (30,4%) e gestão de clientes (27,8%), segundo o “Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. A pesquisa ouviu representantes de empresas brasileiras entre abril e maio deste ano.

Confira nos gráficos abaixo os detalhes dessa visão:

O movimento observado reflete a crescente preocupação das organizações com a segurança digital em um cenário de avanço constante dos crimes cibernéticos. Embora apenas 33,3% das empresas do setor de Comércio declarem intenção de direcionar recursos prioritariamente para a prevenção à fraude em 2025, trata-se justamente do segmento que mais ampliou investimentos no tema em relação ao ano anterior: 45,5% das companhias do Comércio aumentaram seus aportes, índice superior ao da Indústria (44,2%) e ao de Serviços (31,7%). De forma geral, 35,3% das empresas brasileiras já investem mais em prevenção à fraude do que em 2024, demonstrando a consolidação dessa pauta como prioridade estratégica.

Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, explica que a tendência reflete a crescente percepção das empresas sobre a segurança como um pilar estratégico e inegociável para a continuidade dos negócios. “As companhias já compreendem que não basta adotar uma ou outra ferramenta: é essencial investir em proteção em camadas, combinando tecnologias e processos robustos. A segurança é uma responsabilidade estratégica, que protege a receita, preserva a reputação e fortalece a confiança de clientes, parceiros e colaboradores”, declara o executivo da datatech.

O Relatório de Identidade e Fraude da Serasa Experian é uma pesquisa anual que acompanha a percepção, o comportamento e as estratégias de consumidores e empresas frente aos desafios da segurança digital no Brasil.

 

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