Europ Assistance Brasil

Previdência pode ser deduzida na Declaração do Imposto de Renda 2023

Regina Lacerda (CEO da Rainha Seguros) e Edilza Nunes (Head Manager da Rainha Seguros) / Foto: Divulgação
Regina Lacerda (CEO da Rainha Seguros) e Edilza Nunes (Head Manager da Rainha Seguros) / Foto: Divulgação

Especialistas da Rainha Seguros explicam que dedução pode chegar até 12% do rendimento bruto anual

O período para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 vai de 15 de março a 31 de maio. A Receita Federal estima que quase 40 milhões de pessoas vão acertar as contas com o Leão este ano.

O que muitos não sabem, entretanto, é que ter um plano de Previdência pode trazer ainda mais benefícios do que a certeza de um futuro tranquilo.

É o que revelam as executivas Regina Lacerda (CEO da Rainha Seguros) e Edilza Nunes (Head Manager da Rainha Seguros). “Pessoas que fazem a declaração de IR pelo modelo completo podem deduzir o valor das contribuições de Previdência Privada PGBL, até o limite de 12% do rendimento bruto anual. A dedução ocorre na base de cálculo do IR e desta forma a alíquota incide sobre um valor menor. Consequentemente paga-se menos imposto e, em alguns casos, pode-se ter restituição”, explicam. “No VGBL, a incidência de impostos ocorre somente sobre os rendimentos e não sobre o valor total investido”, sinalizam as especialistas.

Regina e Edilza sinalizam que ter uma Previdência Privada traz inúmeros benefícios para as pessoas. “É possível, por exemplo, complementar a renda de aposentadoria da Previdência Social e assim conseguir manter o padrão de vida quando encerramos a fase laborativa. Outro benefício importante é conseguir redução significativa dos custos com Imposto de Renda, de acordo com a modalidade de Previdência contratada”, afirmam. “Para quem tem dificuldade de se planejar para economizar dinheiro todos os meses, principalmente se falarmos do longo prazo, o estímulo a poupar e investir é também uma das grandes vantagens da previdência privada. Por oferecer muita flexibilidade, a pessoa pode aumentar, reduzir ou suspender as contribuições, fazer aportes esporádicos para aumentar a reserva, alongar ou reduzir o prazo de contribuição, fazer resgates parciais e até alterar o fundo de investimento”, acrescentam.

Como saber qual o melhor plano de Previdência

As especialistas da Rainha Seguros lembram que existem dois tipos de planos de Previdência Privada: o PGBL e o VGBL. “A primeira recomendação é verificar o rendimento bruto anual, para saber se você é isento ou paga imposto de renda. Com base nessa informação, direcionamos o plano para a modalidade ideal para quem paga ou não IR. Além disso, é importante saber o tipo da declaração feita pelo cliente, se simplificada ou completa e, por fim, se ele contribui para o INSS ou possui regime próprio de previdência”, comentam.

Regina e Edilza salientam que “para as pessoas que são isentas de pagar Imposto de Renda ou fazem a declaração no modelo simplificado, a modalidade ideal é um plano VGBL”. “Esse plano não permite dedução fiscal, mas em contrapartida a tributação na saída dos recursos incide apenas na rentabilidade”, acrescentam.

Na Previdência Privada a tributação de imposto incide apenas na saída dos recursos e você pode optar pela tabela progressiva ou regressiva de tributação. “A tabela regressiva é ideal para quem pensa realmente no longo prazo, pois com 10 anos a alíquota do imposto chega a 10%, uma das menores incidentes sobre aplicações financeiras”, comentam as executivas.

As profissionais lembram que caso a pessoa assine um plano de Previdência Privada e não fique contente com o resultado é possível fazer a portabilidade. “Isso significa que é possível migrar de planos na mesma instituição ou transferi-los para outro banco ou seguradora sem custos adicionais. Ao fazer a portabilidade de um plano não são cobrados tributos e não é necessário resgatar o dinheiro aplicado. Dessa forma, a pessoa sempre pode buscar alternativas mais interessantes para seus objetivos”, ponderam.

Por isso, contar com a assessoria de uma corretora de seguros especialista em Previdência Privada e investimentos faz toda diferença. “O mercado oferece muitas possibilidades e escolher a que mais se adapta ao seu perfil estando bem assessorado pode garantir o melhor investimento e a maior tranquilidade”, dizem as representantes da Rainha Seguros.

Sucessão Patrimonial e Investimentos

Outra coisa que muitas pessoas não sabem é que a previdência pode ser utilizada para facilitar a sucessão patrimonial. “Na Previdência você pode fazer a indicação dos beneficiários que irão receber os recursos aplicados no plano, quando da sua falta. Deixar especificado quem são essas pessoas e qual o percentual que cada uma irá receber é um benefício que facilita o processo para todos os envolvidos”, mencionam.

“Outro ponto importante é que, uma vez que os recursos de um plano de Previdência não entram em inventário, os beneficiários podem ter acesso aos valores de maneira mais rápida. Dependendo da regra do seu Estado, pode ser que não seja cobrado o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), que incide sobre heranças”, acrescentam Regina e Edilza.

Na visão de Regina Lacerda e Edilza Nunes, os planos de Previdência podem ser considerados como investimento. “Os recursos aportados no plano são aplicados em fundos podendo, inclusive, fazer uma diversificação da carteira de investimentos em aplicações mais conservadoras ou mais arrojadas, de acordo com o perfil do investidor”, demonstram. “Aplicar em Previdência é também um incentivo à disciplina financeira. Isso acontece porque ele possibilita o depósito mensal de quantias flexíveis e recompensa quem faz isso há mais tempo e com mais disciplina. Um detalhe é que a maioria dos investimentos em previdência prevê a possibilidade de débito automático da conta do contribuinte. Desta forma, você nem precisa se lembrar de poupar para a sua aposentadoria”, finalizam.

Total
0
Shares
Anterior
Liberty Specialty Markets anuncia patrocínio a SP Arte, maior encontro de arte e design do Brasil
Liberty Specialty Markets anuncia patrocínio a SP Arte, maior encontro de arte e design do Brasil / Reprodução / SP Arte

Liberty Specialty Markets anuncia patrocínio a SP Arte, maior encontro de arte e design do Brasil

Divisão de seguros especiais do grupo Liberty Mutual apoia o evento de arte pelo

Próximo
Família dos fundadores da Hapvida injeta R$ 1,6 bilhão na operadora
Hapvida NotreDame Intermédica inaugura maior Centro Clínico da companhia em São Paulo / Foto: Reprodução

Família dos fundadores da Hapvida injeta R$ 1,6 bilhão na operadora

Cifra envolve a aquisição de 10 hospitais da Hapvida

Veja também