Primeiro congresso brasileiro sobre concessão de crédito no Agronegócio

Espaço de networking promovido pelo Congresso Nacional de Crédito no Agronegócio – Foto: Divulgação

Caminhando para a sua 6ª edição, o CONACREDI reúne gestores de crédito de indústrias, tradings, investidores e instituições financeiras

O mercado de crédito no agronegócio tem se mostrado cada vez mais promissor, impulsionado pelo crescimento do setor e pela necessidade de investimentos para o desenvolvimento das atividades rurais. De acordo com o Banco Central, os bancos e cooperativas já concederam R$248,9 bilhões de crédito rural no primeiro semestre do Plano Safra 2023/24, um montante quase 16% maior ao que foi liberado na última temporada (R$215,9 bilhões).

Diante desse cenário, é fundamental que os profissionais do setor estejam atualizados sobre as melhores práticas e tendências do mercado, especialmente para saber contornar desafios como a volatilidade dos custos de produção, possíveis prejuízos de infraestrutura e tecnologia, a sazonalidade das safras, a insegurança jurídica que ronda o setor, o expressivo número de pedidos de recuperação judicial do agro e a inadimplência.

Por isso, caminhando para a sua 6ª edição, foi criado o único congresso brasileiro exclusivamente dedicado à concessão de crédito no Agronegócio.

Desde 2015, eventos ligados à concessão de crédito agro já estavam sob a responsabilidade da diretora do CONACREDI, Mayra Delfino. Em 2018, o Congresso Nacional de Crédito no Agronegócio, ou Conacredi Agro, nasceu como um café da manhã entre executivos do setor. Mas, incentivado pela diretora Mayra Delfino, o “café” ganhou uma tração intensa e, logo no ano seguinte, tornou-se um grande encontro anual de gestores de crédito de indústrias, tradings, revendas, cooperativas e instituições financeiras de todo o Brasil.

“Durante o evento, são discutidos temas que buscam melhorias e a evolução no mercado de crédito para o agronegócio, como o uso de tecnologias, a análise de risco, as inovações financeiras, a recuperação de crédito, entre outros. Com o passar dos anos, o CONACREDI virou um espaço para os líderes e profissionais credores compartilharem seus desafios no setor e trocarem figurinhas sobre as soluções disponíveis para cada obstáculo na concessão e retomada de crédito”, explica Mayra.

A última edição do CONACREDI, realizada em novembro de 2023, reuniu mais de mil participantes de empresas que lidam com crédito no agronegócio, como indústrias, tradings, revendas, cooperativas, instituições financeiras, escritórios de advocacia, empresas de tecnologia e consultorias especializadas.

Neste ano, o congresso se prepara para a sua 6ª edição, que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, no 4º andar do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Segundo a Mayra, a expectativa é que o evento reúna mais de 1,2 mil participantes, que terão acesso a palestras, painéis de debates e workshops.

“O CONACREDI tem como missão ser o ponto de encontro anual dos principais líderes, profissionais e empresas do mercado. No evento, todos têm a chance de mostrar suas soluções, estreitar relacionamentos e gerar negócios. É um evento que agrega valor tanto para os profissionais do setor, quanto para o mercado de crédito e, consequentemente, a movimentação de um setor tão apreciado pelo Brasil”, conclui a diretora.

Total
0
Shares
Anterior
“Deve subir cerca de 7%”, afirma especialista sobre preço de viagens com carro de aplicativo

“Deve subir cerca de 7%”, afirma especialista sobre preço de viagens com carro de aplicativo

Aumento deve vir por conta de contribuições previdenciárias previstas no Projeto

Próximo
Pesquisa de imagem aponta reconhecimento crescente do cooperativismo
89% das PMEs acreditam que teriam solicitação de crédito aprovada em alguma modalidade, aponta pesquisa da Serasa Experian/ Foto: Unsplash

Pesquisa de imagem aponta reconhecimento crescente do cooperativismo

Papel socioeconômico, modernidade e inovação são destaque entre os resultados

Veja também