Bradesco Seguros

Problemas com a rede elétrica estão entre as principais causas de incêndio no Brasil

Problemas com a rede elétrica estão entre as principais causas de incêndio no Brasil / Foto: Emmanuel Ikwuegbu / Unsplash Images
Foto: Emmanuel Ikwuegbu / Unsplash Images

Além disso, falta de atenção com as instalações pode ocasionar choques e demais transtornos

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), mais de 50% dos incêndios domésticos são causados pela sobrecarga na rede elétrica.

Especialistas indicam que as instalações elétricas devem atender às recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma vez que elas definem exatamente como garantir uma proteção adequada na rede.

Além disso, recomenda-se que a cada cinco anos seja efetuada uma revisão na rede elétrica das residências. Para comércios, pequenas e médias empresas, o prazo para a revisão pode ser a cada três anos. Já para teatros, cinemas ou grandes corporações, a revisão deve ser anual. Os hospitais também precisam ter atenção com este tipo de risco, revisando aparelhos de ar-condicionado e demais maquinários.

Instalações antigas, mal feitas (as chamadas “gambiarras”), o excesso de eletrônicos em uma mesma tomada e a falta de manutenção estão entre os principais motivos para incidentes envolvendo a energia elétrica nas residências. A maior parte, entretanto, foi causada pela precariedade das instalações.

O uso de adaptadores também coloca as instalações elétricas em situação de risco.

Outro aspecto pouco percebido é a existência de tomadas com diferentes tipos de amperagem, como as de 10 amperes e as de 20 amperes. A falta de cuidado com este tipo de questão pode gerar um curto circuito, colocando em risco as pessoas que estão em determinado local com a possibilidade de choques ou até mesmo de um incêndio.

Dicas para evitar problemas

Evitar o uso simultâneo de muitos aparelhos é uma das principais dicas para evitar problemas envolvendo a eletricidade. Além disso, também é recomendável utilizar tomadas que possuam aterramento para evitar o risco de choques elétricos.

Outro ponto crucial é contar com profissionais qualificados para realizar a instalação e a manutenção da rede elétrica.

A Europ Assistance Brasil, por exemplo, oferece comodidades com a assistência lar e família. São mais de dez soluções para auxiliar as pessoas em momentos de emergência ou em questões de conveniência. É possível contar com chaveiro, encanador, eletricista, vidraceiro, limpeza do imóvel em caso de um sinistro, limpeza de ar-condicionado, manutenção geral em caso de reparos no imóvel ou consertos em eletrodomésticos e muito mais.

Europ Assistance Brasil

Outro ponto relevante é a existência do serviço de check-up lar e PMEs (Pequenas e Médias Empresas), que conta com a opção de revisar as instalações da rede elétrica, verificação de vazamentos, descarte de materiais, lubrificação de fechaduras e dobradiças, troca de vidros, lâmpadas e tomadas, por exemplo.

Acesse o site https://www.europ-assistance.com.br/para-empresas/lar-e-familia para saber todos os detalhes.

Total
0
Shares
Anterior
Compras à vista são a principal forma de pagamento dos negativados, revela estudo
Compras à vista são a principal forma de pagamento dos negativados, revela estudo / Foto: Towfiqu Barbhuiya / Unsplash Images

Compras à vista são a principal forma de pagamento dos negativados, revela estudo

Levantamento inédito também mostrou que para 43% dos consumidores, o principal

Próximo
CSP-MG recebe presidente da CNseg, Dyogo Oliveira
Presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, recebe o presidente da CNseg, na sede do Clube, em Belo Horizonte (MG) / Foto: Divulgação

CSP-MG recebe presidente da CNseg, Dyogo Oliveira

Encontro foi promovido no último dia 17 de março, em Belo Horizonte (MG)

Veja também