Bradesco Seguros

Procura por cargos de gerência e diretoria cresce 77% no primeiro trimestre de 2024, aponta consultoria

Procura por cargos de gerência e diretoria cresce 77% no primeiro trimestre de 2024, aponta consultoria / Foto: Austin Distel / Unsplash
Foto: Austin Distel / Unsplash

Levantamento do Grupo Hub revela demanda aquecida nos segmentos de finanças, mineração, agronegócio e varejo e bens de consumo

A demanda por gerentes e diretores nas empresas brasileiras aumentou 77% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. É o que aponta levantamento do Grupo Hub, consultoria de RH com soluções de recrutamento e seleção e desenvolvimento de pessoas, com 10 anos de atuação no mercado, atendendo clientes como Ambev, Google, Natura, Itaú e Stellantis. Segundo dados da consultoria, embora a movimentação apareça em todos os setores, se destacam de forma expressiva finanças, mineração, agronegócio e varejo e bens de consumo. Para os especialistas do Grupo Hub, a demanda maior por cargos de liderança casa com o atual cenário econômico, em que os principais indicadores macroeconômicos caminham de lado, ainda assimilando o primeiro ano da atual equipe de governo.

“Este comportamento vem se confirmando desde o final de 2023. Ano passado tivemos crise de crédito e layoffs. Com a projeção do PIB deste ano ainda em desaceleração em comparação ao ano anterior, as companhias estão em busca dos melhores talentos para enfrentarem cenários mais desafiadores. Por exemplo, no cenário atual, uma fábrica dificilmente abrirá centenas de vagas. Porém, a mesma fábrica pode estar buscando um grande executivo para maturar seu negócio”, aponta Fernando Guedes, sócio sênior do Grupo Hub.

A reboque das questões macroeconômicas, o Grupo Hub também atenta para o fato de estarmos presenciando um maior número de posições executivas abertas já no primeiro trimestre de 2024. “Essas movimentações são cíclicas e normalmente se intensificam a partir de abril e maio de cada ano, já que muitos profissionais preferem esperar as bonificações caírem para se movimentarem. Essa antecipação é outro indício de que as oportunidades no topo da pirâmide corporativa serão mais frequentes em 2024”, ressalta Guedes.

No mercado financeiro, em que as bonificações são pagas no início do ano, já é possível notar movimentações imediatas no mês de abril, com o pico das contratações tendendo a acontecer em junho. “O segmento financeiro acaba sendo um bom termômetro da economia local e global. As empresas estão de olho em executivos para elevarem a eficiência de suas operações”, complementa Fernando Perroni, novo sócio do Grupo Hub, que chegou à consultoria este mês para liderar a recém-inaugurada unidade de Top Management do Grupo Hub, responsável pela contratação e recolocação de profissionais de alta gerência, diretores e presidentes.

De acordo com Perroni, os segmentos de mineração e agronegócio, por sua vez, estão demandando profissionais com forte expertise em economia global para entender a dimensão de possíveis impactos da crise norte-americana no país. Já no varejo, a palavra de ordem é criatividade para um setor em recuperação, com uma inadimplência considerável e poder de compra da população reduzido.

Tendências

Ainda segundo Perroni, com a importância crescente da agenda ESG, as empresas têm exigido executivos cada vez mais atrelados às políticas de diversidade e inclusão. “A procura é por profissionais que consigam falar não apenas de negócios, mas também de proposito. Quem não estiver ligado na agenda ESG vai ficar obsoleto”.

O especialista também ressalta o aumento de interesse por serviços de C-Level as a service no país. “É um serviço que traz profissionais de alta gestão, acostumados a exercerem cargos de VPs, CEOs, CMOs, para ocuparem esses mesmos cargos em formato part-time em empresas menores, que não poderiam bancar tais remunerações para um executivo em tempo integral. Dessa maneira, o executivo pode seguir atuando com uma carga horária menor ou até mesmo desenvolver atuação em mais de uma organização ao mesmo tempo”, explica Perroni.

Estratégia para atuar no alto escalão

A chegada de Perroni ao Grupo Hub é parte da estratégia de fortalecimento da consultoria de seu braço de Top Management, inaugurado este ano. Em 2024, o grupo pretende investir cerca de R$ 700 mil no desenvolvimento dessa unidade de negócio. Embora a empresa já atuasse com posições de alta gestão, não havia uma única divisão dedicada a vagas executivas, cabendo a cada sócio especialista em determinado setor este trabalho.

“Precisávamos de um profissional que desse homogeneidade e estrutura ao serviço para que começássemos a levar esta solução ao mercado, ao invés de atuar predominantemente de forma reativa”, explica Fernando Guedes.

Com passagens em empresas de diversos portes e segmentos, atuando nos mercados nacional e internacional, Perroni possui ampla bagagem em toda jornada do processo de seleção e contratação de executivos. Desde 2017, atua em ambientes 100% digitais, conduzindo, dentro da área de RH, prioritariamente posições estratégicas de média e alta gerência. Nos últimos cinco anos, se especializou no segmento financeiro e assume a liderança da unidade do Grupo Hub, após uma passagem de três anos no Banco BV.

Total
0
Shares
Anterior
Ripio viabiliza transferências universais simplificadas e em tempo real por meio do Universal Money Address (UMA)
Foto: Igal Ness / Unsplash

Ripio viabiliza transferências universais simplificadas e em tempo real por meio do Universal Money Address (UMA)

Empresa é pioneira na América Latina, ao integrar a solução para ampliar

Próximo
Clientes Porto têm descontos de até 25% para o novo espetáculo do Cirque du Soleil
Clientes Porto têm descontos de até 25% para o novo espetáculo do Cirque du Soleil / Foto: Divulgação

Clientes Porto têm descontos de até 25% para o novo espetáculo do Cirque du Soleil

Em novas promoções, consumidores poderão adquirir ou ganhar ingressos com

Veja também