Sancor Seguros

Procura por seguros de automóveis sobe 3,69% em julho

Foto por: Nabeel Syed/ Unsplash Images
Foto por: Nabeel Syed/ Unsplash Images

Regiões Sul e Sudeste lideraram o índice de crescimento da demanda, segundo dados da Neurotech

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis cresceu 3,69% em julho deste ano, na comparação com junho. Já em relação a julho de 2024, houve queda de 7,26%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, avalia que o recuo registrado na comparação anual se trata de um cenário atípico perante o bom momento que as seguradoras estão passando em 2025. “Em fevereiro, por exemplo, tivemos alta considerável de 27%, um patamar que não era alcançado desde 2023. Desde então, observamos boa procura nos meses seguintes. As únicas exceções foram em março, com um recuo pouco significativo, e agora em julho”, afirma.

Por outro lado, o incremento registrado ante junho foi impactado diretamente pelo mercado de veículos novos, um cenário que também reforça as boas perspectivas para as vendas de apólices. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), na comparação com o mês anterior, julho registrou alta de quase 14% no número de emplacamentos de veículos novos, considerando automóveis e comerciais leves. Em relação a julho do ano passado, o crescimento foi de 1,14%. O varejo tradicional ficou com 50,8% dos emplacamentos. Já as vendas diretas responderam por 49,2%, mostrando uma divisão praticamente igual entre os dois canais. Quando olhamos no acumulado do ano de janeiro a julho, vemos que as vendas no varejo tiveram uma queda de 3% enquanto as vendas diretas (Frotistas e Locadoras) tiveram um crescimento de 12,9% nos emplacamentos de veículos novos.

Apesar do leve recuo no número de emplacamentos de veículos novos no mês de junho, considerando-se apenas os automóveis e utilitários leves, o primeiro semestre de 2025 registrou alta de 5% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. O cenário, segundo Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, tem impacto direto na demanda para as seguradoras.

Sul e Sudeste em alta

Por região do Brasil, as regiões Sul (+4,8%) e Sudeste (+4,5%) lideraram o índice de crescimento em julho, na comparação com junho, após baixas registradas nos meses anteriores. O Nordeste, que historicamente apresenta boa procura, também manteve um considerável patamar de crescimento, de 4%. Norte e Centro-oeste registraram quedas de 3% e 1,5%, respectivamente.

Financiamentos disparam

Dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3 também justificam o bom momento vivido pelas seguradoras. Em termos de financiamentos de veículos, o mês de julho teve alta de quase 17% ante junho, entre novos e usados, considerando apenas autos e comerciais leves. Foram cerca de 452  mil unidades comercializadas. Contra julho de 2024, foi registrado um leve recuo de 2%.

Informações do Mercado de Seguros

Dados disponíveis no site  da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) demonstram que o mercado de seguros no Ramo de Automóvel gerou R$23,9 bilhões de prêmio emitido entre os meses de janeiro a maio de 2025 com crescimento de 5,7% em relação ao ano passado, que foi de R$22,6 bilhões. A sinistralidade melhorou, saindo de 61% no ano anterior para 60% no mesmo período analisado.

Total
0
Shares
Anterior
Seguro: o que sua apólice não cobre — e por que você precisa saber disso agora
Foto por: Annie Spratt/ Unsplash Images

Seguro: o que sua apólice não cobre — e por que você precisa saber disso agora

Em meio a um cenário de crises climáticas, incertezas econômicas e oscilações

Próximo
Sicredi é reconhecido como uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina pelo GPTW LATAM 2025
Cerimônia de premiação foi realizada na noite do dia 21 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina, reunindo organizações de toda a América Latina Créditos: Divulgação/Sicredi

Sicredi é reconhecido como uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina pelo GPTW LATAM 2025

Instituição financeira cooperativa se destaca pelo seu compromisso com um

Veja também