Grupo Bradesco Seguros

Produção industrial e emprego apresentam queda em dezembro, aponta Sondagem Industrial

De acordo com dados da pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tanto produção quanto emprego sofreram queda em dezembro, na comparação com novembro. O índice de evolução da produção ficou em 42,8 pontos, resultado que está abaixo da linha dos 50 pontos, que divide queda e crescimento da produção.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, essa queda já era esperada. “O mês de dezembro traz um resultado esperado para o mês, de queda do emprego, queda no nível de atividade, que é normal para o período; uma queda que também é normal para o período. É importante ressaltar que essa queda foi mais branda que em outros anos, especialmente nos anos de uma atividade mais difícil para a indústria, como, por exemplo, em 2015”, aponta.

Já o emprego industrial registrou queda na passagem de novembro para dezembro de 2022, comportamento também usual para o período. O índice de evolução do número de empregados foi de 46,9 pontos, o que corresponde a uma diminuição de 2,1 pontos na passagem de novembro para dezembro.

Também em dezembro, a utilização da capacidade instalada (UCI) caiu 4 pontos percentuais (p.p.) na comparação com novembro, recuando para 67%. O movimento era esperado, por se tratar de um período em que o indicador apresenta resultados menores.

Para os empresários do setor, as condições financeiras no último trimestre de 2022 pioraram. Por outro lado, a maioria dos índices de expectativas para janeiro de 2023 aumentou e o otimismo permaneceu difundido. Além disso, a intenção de investimento permaneceu estável no período.

]]>
Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
Taxas de juros elevadas são o principal problema da indústria de construção, segundo CNI

Taxas de juros elevadas são o principal problema da indústria de construção, segundo CNI

As taxas de juros elevadas se mantêm como o principal problema enfrentado pela

Próximo
Ativa Investimentos lança nova vertical no segmento de Seguros, Vida e Previdência
Sylvio Fleury, diretor de Relações com o Mercado da Ativa Investimentos / Divulgação

Ativa Investimentos lança nova vertical no segmento de Seguros, Vida e Previdência

Ativa Corretora de Seguros irá comercializar uma ampla gama de produtos,

Veja também