Programa Acredita no Primeiro Passo será apresentado a países do Mercosul

Com o crédito do Acredita no Primeiro Passo, costureira Josyane do Nascimento comprou máquinas, equipamentos e expandiu seu local de trabalho / Foto: Yako Guerra / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome / Divulgação
Com o crédito do Acredita no Primeiro Passo, costureira Josyane do Nascimento comprou máquinas, equipamentos e expandiu seu local de trabalho / Foto: Yako Guerra / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome / Divulgação

Iniciativa será debatida em mesa do Seminário Internacional sobre os Desafios da Proteção Social no Mercosul na próxima quinta-feira (27/11) em Brasília; Evento é gratuito e aberto ao público

O Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), será apresentado, na próxima quinta-feira (27.11), como uma boa prática de inclusão social a representantes e autoridades da América do Sul, durante Seminário Internacional sobre os Desafios da Proteção Social no Mercosul. O evento, aberto ao público e com entrada franca, ocorre em Brasília.

O programa, lançado em 2024, tem como propósito mobilizar oportunidades para pessoas em vulnerabilidade social com geração de trabalho e renda, a partir de três eixos: acesso ao emprego, qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo. Desde que foi criado, se consolidou como uma das mais inovadoras e abrangentes políticas públicas de inclusão socioeconômica do Brasil. Em um ano, a iniciativa registrou mais de 169 mil operações de microcrédito, totalizando um repasse superior a R$ 1,5 bilhão para famílias inscritas no Cadastro Único em um ano.

A costureira Josyane do Nascimento foi uma das beneficiárias. Para ela, o empreendedorismo foi a aposta para transformar a realidade de sua família. Inscrita no Cadastro Único e beneficiária do Bolsa Família há 16 anos, ela viu no Programa Acredita a oportunidade de dar um passo decisivo. Com o crédito, comprou máquinas, equipamentos e expandiu seu local de trabalho, otimizando a produção e planejando um futuro com mais crescimento. “Essa máquina foi o primeiro passo para eu deixar de ser apenas uma costureira e virar dona do meu negócio. O Acredita faz o sonho sair do papel”, disse.

Para o titular do MDS, Wellington Dias, o Acredita no Primeiro Passo mostra que, quando o Estado oferece oportunidade, há transformação social e econômica. “É uma política que nasce para fortalecer a autonomia das famílias, gerar renda e abrir caminhos reais para quem mais precisa. Apresentar essa experiência ao Mercosul é mostrar que a inclusão socioeconômica pode e deve ser construída de forma conjunta na nossa região”, afirmou.

Reconhecido por organismos internacionais como o Banco Mundial, BID, G20 Social e a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, o Acredita tem se consolidado como referência em políticas de inclusão produtiva e inovação social. A metodologia de articulação entre políticas públicas, empresas e território tem despertado interesse de governos e instituições em diferentes países, posicionando o Brasil na agenda da inclusão socioeconômica.

O tema será abordado na mesa de debate “Inclusão Socioeconômica e Geração de Renda” do seminário, na próxima quinta-feira (27.11), às 10h45. Aberto ao público e com entrada franca, o painel terá a presença do ministro Wellington Dias, além de representantes do Uruguai, Equador, Colômbia, Banco Interamericano de Desenvolvimento, e da organização social Fome de Tudo.

O seminário, promovido pelo MDS e pelo Instituto Social do Mercosul (ISM), faz parte da agenda de cooperação do bloco regional e foi proposto pela Presidência Pro Tempore Brasileira. A programação contará com mesas temáticas dedicadas a questões estratégicas como políticas sociais integradas e registros sociais, inclusão socioeconômica e mecanismos de cooperação regional e internacional.

Reunião do Mercosul

O fortalecimento das estratégias de inclusão socioeconômica no bloco, com foco na redução das desigualdades e na ampliação das oportunidades de trabalho e renda foi proposto como tema central da XLVI Reunião de ministros e autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul (RMADS) .

O encontro ocorre também na próxima quinta-feira (27/11), na parte da tarde, no Itamaraty, em Brasília. As autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul se reúnem promover uma reflexão conjunta entre os países do bloco sobre políticas, programas e instrumentos de inclusão produtiva e socioeconômica.

Total
0
Shares
Anterior
10 dicas para fugir das fraudes na Black Friday e manter as compras online seguras
Matrix movie still

10 dicas para fugir das fraudes na Black Friday e manter as compras online seguras

FICO, empresa global de tecnologia e prevenção à fraude, orienta consumidores

Próximo
Preço médio dos carros usados bate novo recorde, revela estudo
man driving a car wearing wrist watch

Preço médio dos carros usados bate novo recorde, revela estudo

Especialista da MegaDealer avalia que as vendas no mercado de seminovos deverão

Veja também