Apoiado pela Secretaria de Educação do Estado, o Viver Com Saúde espera impactar mais de 230 mil alunos e mais de 10 mil professores
Atuando em prol da saúde mental de alunos e professores dentro do ambiente escolar, o programa “Viver Com Saúde” chega ao Pará. Promovido pela Fundación MAPFRE e apoiado pela Secretaria de Educação do Estado, a iniciativa funcionará em todas as escolas públicas do Pará que tenham ensino médio, de qualquer modalidade.
O programa, que já impacta positivamente a comunidade escolar em outras regiões do Brasil, chega ao Pará com a ambiciosa meta de alcançar mais de 230 mil alunos e 10 mil professores do ensino médio. A iniciativa visa responder ao alerta do Informe Mundial de Saúde da OMS que, em 2019, revelou que quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, convivem com algum tipo de transtorno mental. Diante desse cenário, o ‘Viver com Saúde’ busca criar um ambiente escolar mais acolhedor e atento à saúde mental, por meio da capacitação de professores em habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes.
“Com o ‘Viver Com Saúde’, estamos atuando diretamente no auxílio do nosso principal pilar para o futuro: os jovens. Por meio do programa, promovemos o cuidado com a saúde mental e emocional de crianças e adolescentes dentro das escolas, um dos principais ambientes da vida deles. A chegada do programa no Pará, com números tão significativos, aponta um futuro promissor para a parceria”, explica Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Viver com saúde
Criado em 2020 no Estado de São Paulo, o programa surgiu com o objetivo de levar informações de qualidade sobre temas relacionados à saúde mental e emocional, conectadas ao cotidiano da prática docente. Desde então, o conteúdo promovido pelo “Viver Com Saúde” abrange uma variedade de temas, como prevenção do estresse, convivência, aceitação, diversidade, valorização da vida, sono, nutrição e atividade física.
O projeto possibilita a formação e orientação técnica, além de sugestões de ações pedagógicas com estudantes para os professores participantes, visando à construção de um espaço acolhedor nas escolas. Em paralelo a isso, o “Viver Com Saúde” também oferece suporte aos estudantes, educadores e demais servidores da rede estadual de ensino.
Em 2023, o programa expandiu suas atividades para demais Estados, contando com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Já neste ano, o projeto chega ao Pará, também em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.