Projeto cria benefício mensal a famílias extrativistas para compensar entressafra

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Prioridades do Ministério para o ano de 2022 e o Plano Safra. Dep. Airton Faleiro PT-PA
Airton Faleiro: benefício poderá evitar o êxodo rural

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1578/22, que determina o pagamento mensal de benefício do Programa de Apoio à Conservação Ambiental às famílias que desenvolvem atividades extrativistas sazonais ou agricultura de vazante.

A proposta altera a Lei 12512/11, que cria o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.

Na avaliação do autor, deputado Airton Faleiro (PT-PA), é importante viabilizar o pagamento mensal para cobrir o período de entressafra, quando as famílias deixam de produzir. “Isso possibilita a complementação de renda e incentiva exploração sustentável, evitando-se o êxodo rural”, frisou.

Hoje esse benefício, no valor de R$ 300, é repassado a cada três meses a famílias em situação de extrema pobreza que desenvolvam atividades de conservação em florestas nacionais, reservas extrativistas e territórios ocupados por ribeirinhos, entre outros.

O projeto também determina o pagamento do auxílio em dobro para a mulher provedora de família monoparental – quando a mãe é a única responsável pelos filhos. Nesse caso, a mulher poderá receber o benefício por mais de dois anos.

Pela legislação atual, a transferência dos recursos será realizada por um prazo de até dois anos, podendo ser prorrogada.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Plenário inicia Ordem do Dia com previsão de votação de quatro MPs; acompanhe

Plenário inicia Ordem do Dia com previsão de votação de quatro MPs; acompanhe

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Deputados participam de sessão do Plenário

Próximo
Projeto exige definição de tarifa mínima para motoristas de aplicativos

Projeto exige definição de tarifa mínima para motoristas de aplicativos

Depositphotos O cálculo da tarifa deverá considerar todos os custos de

Veja também