Europ Assistance Brasil

Projeto cria incentivo fiscal para geração de energia elétrica por resíduo sólido

Marco Aurélio/Prefeitura de Uberaba-MG
Meio Ambiente - lixo e reciclagem - resíduos sólidos (trituração de borracha de pneus em Uberaba-MG para reaproveitamento como sola de calçado, tapetes para automóveis, pisos industriais e combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo)
Resíduos podem gerar 300 MW de energia, segundo o projeto

O Projeto de Lei 639/15 concede incentivo fiscal às empresas de reciclagem ou de limpeza urbana que possuam usina de geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta prevê dois incentivos: redução de 50% da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a aquisição de máquinas e equipamentos; e isenção da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre a venda da energia elétrica gerada.

Os incentivos somente poderão ser concedidos às empresas localizadas em municípios que mantenham uma política pública de apoio às cooperativas e associações de coleta seletiva de resíduos sólidos.

O projeto é do ex-deputado Rogério Rosso (DF) e altera a Lei de Resíduos Sólidos. Apensado a ele tramitam cinco propostas (PLs 2581/19, 5697/19, 3062/19, 513/20 e 924/22), todas tratando de recuperação energética de resíduos sólidos.

Atualmente existem 34 usinas de geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos outorgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Juntas, elas geram 231 megawatts (MW) de eletricidade.

Instalação de usinas
Rosso afirma que o texto pretende estimular a instalação deste tipo de usina. “Acredita-se que o país possa gerar aproximadamente 300 MW de energia com a incineração de 12 mil toneladas de lixo por dia”, disse.

Desde que foi apresentado o PL 639/15 tramitava apensado a uma proposta do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que trata de medidas de proteção ao meio ambiente nos municípios (PL 1739/07). A desapensação foi solicitada pelo deputado Geninho Zuliani (União-SP) e autorizada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Minas e Energia; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Curso sobre Mineração Urbana

Curso sobre Mineração Urbana

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e

Próximo
Às vésperas de se aposentar, ministro Felix Fischer recebe homenagens na Corte Especial

Às vésperas de se aposentar, ministro Felix Fischer recebe homenagens na Corte Especial

Na sessão desta quarta-feira (17), a Corte Especial do Superior Tribunal de

Veja também