Projeto fixa diretrizes para atuação de auxiliares de psicologia

Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Proposições Remanescentes do Dia Anterior. Dep. David Soares UNIÃO-SP
O deputado David Soares, autor da proposta

O Projeto de Lei 2892/22 estabelece diretrizes para auxiliares na área de psicologia para ajudar na aplicação e avaliação de testes psicológicos e atender a população na área de saúde mental com supervisão de um psicólogo. Como a profissão ainda não foi regulamentada, a proposta apresenta apenas diretrizes para a área.

Pelo texto, cabe ao Poder Executivo e ao Conselho Nacional de Psicologia regulamentar a profissão de auxiliar técnico em psicologia.

A proposta estabelece que o psicólogo terá responsabilidade civil objetiva pelo trabalho do auxiliar de psicologia e proíbe que o auxiliar expeça diagnósticos ou tratamentos.

O autor do texto, deputado David Soares (União-SP), avalia que com um mercado de trabalho em plena expansão e com um olhar mais humanizado em relação à saúde mental, é fundamental que os futuros profissionais de assistente de psicologia saibam quais são as possibilidades dessa profissão e tenham sua regulamentação garantida.

“Apesar de não contar com uma formação técnica específica, alguns cursos podem funcionar como uma porta de entrada para a área, sendo possível ter contato com algumas das disciplinas que serão desenvolvidas na graduação, tais como: curso técnico em RH, Técnico em Reabilitação de Dependência Química, Técnico em Cuidado com Idosos, Técnico em Agente Comunitário de Saúde”, afirmou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas Comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Prev
Neon lança seguro acessível para proteção de dinheiro e itens pessoais
Neon lança seguro acessível para proteção de dinheiro e itens pessoais / Foto: Divulgação

Neon lança seguro acessível para proteção de dinheiro e itens pessoais

Next
O TEMPO E A TEMPERATURA: Sexta-feira (20) com pancadas de chuva isolada no Amapáq

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sexta-feira (20) com pancadas de chuva isolada no Amapáq

Tempo nublado com pancadas de chuva isolada de chance de trovões isolados em

Veja também