Bradesco Seguros

Projeto permite que processo sobre perda do poder familiar seja iniciado por pessoas sem parentesco com a criança

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Deputado Luiz Lima discursa no Plenário da Câmara
Luiz Lima: a legitimidade para o pedido está atrelada à situação específica factual

O Projeto de Lei 1361/22 permite que o processo pedindo a perda ou suspensão do poder familiar seja iniciado por pessoas sem vínculo de parentesco com a criança ou adolescente.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, que hoje determina que para iniciar esse o procedimento é preciso provocação do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse.

A proposta deixa claro que o legítimo interesse pode ser estendido a pessoas sem vínculo familiar ou de parentesco, considerando sobretudo os princípios da proteção integral e do melhor interesse do menor.

“A lei deve ser aperfeiçoada, para que a aferição do legítimo interesse ocorra na análise do caso concreto”, afirma o deputado Luiz Lima (PL-RJ), autor do projeto.

“A legitimidade para o pedido está atrelada à situação específica factual, notadamente diante dos complexos e muitas vezes intrincados arranjos familiares que se delineiam no universo jurídico de amparo aos interesses e direitos de menores”, complementa.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Empresários podem contar com o seguro para garantir tranquilidade e sobrevivência dos negócios diante de diversas situações
Tudo sobre serviços financeiros, seguros e muito mais - Universo do Seguro

Empresários podem contar com o seguro para garantir tranquilidade e sobrevivência dos negócios diante de diversas situações

Coberturas básicas protegem contra incêndios, explosões e ainda oferecem

Próximo
Projeto inclui cobrança de custo de disponibilidade na legislação do setor elétrico

Projeto inclui cobrança de custo de disponibilidade na legislação do setor elétrico

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados Daniela do Waguinho: ausência de previsão

Veja também