Projeto prevê canais de atendimento 24 horas por dia para vítima de violência de gênero

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Solicitação de exames por nutricionistas. Dep. Felipe Carreras PSB-PE
Deputado Felipe Carreras, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 2262/22 inclui entre as diretrizes da Lei Maria da Penha a oferta permanente e gratuita de canais de atendimento telefônico e virtual disponibilizados 24 horas, todos os dias da semana, para receber denúncias de crimes relacionados à condição da mulher, orientar as vítimas e encaminhá-las à rede de apoio policial, jurídico e psicossocial competentes.

Segundo o texto em análise na Câmara dos Deputados, os canais deverão contar com profissionais capacitados nas especificidades desse tipo de atendimento.

Apresentada pela deputado Felipe Carreras (PSB-PE), a proposta também prevê, entre as diretrizes da lei, a elaboração de relatórios mensais a partir dos dados coletados nos canais de atendimento, para subsidiar a formulação e o aprimoramento de políticas públicas, bem como servir de base para a coordenação, o desenvolvimento e a divulgação de estatísticas sobre a situação social, política e econômica das mulheres no País.

Disque 180
Carreras lembra que a Lei 10.714/03 autorizou o Poder Executivo a disponibilizar, em âmbito nacional, número telefônico destinado a atender denúncias de violência contra a mulher, o Disque 180. “Mas isso não impede a criação de outros canais de atendimento às vítimas de violência de gênero no País, sobretudo nos estados”, salientou. Ele defende que haja, adicionalmente, um número diferente para cada ente federado.

“Consideramos fundamental que tal serviço e sua ampliação para os canais virtuais esteja previsto diretamente na Lei Maria da Penha de forma que não possa, em nenhum momento e diante de nenhuma circunstância, ser suspenso ou dissolvido”, afirmou.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Cinco cidades de Minas Gerais terão acesso a mais de 2,9 milhões de reais para a continuidade de obras de saneamento básico

Cinco cidades de Minas Gerais terão acesso a mais de 2,9 milhões de reais para a continuidade de obras de saneamento básico

Cinco cidades de Minas Gerais vão receber, juntas, mais de R$ 2,9 milhões para a

Próximo
Duas cidades de Sergipe terão acesso a mais de 1,4 milhão de reais para a continuidade de obras de saneamento básico

Duas cidades de Sergipe terão acesso a mais de 1,4 milhão de reais para a continuidade de obras de saneamento básico

Duas cidades de Sergipe vão receber, juntas, mais de R$ 1,4 milhão para a

Veja também