Aeroportos de Belo Horizonte, Quito e Juan Santamaria (Costa Rica) foram premiados durante ACI-LAC
A CCR Aeroportos se destacou durante a Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI), principal evento para o mercado aeroportuário da região, realizado de domingo (5) a terça (7), em Miami, nos Estados Unidos. Administrados pela empresa, os Aeroportos Internacionais de Belo Horizonte (CNF), de Quito (UIO) e Juan Santamaria (SJO), na Costa Rica, foram reconhecidos como referência em projetos de sustentabilidade.
O maior aeroporto de Minas Gerais (e um dos mais movimentados do país) foi reconhecido pelo projeto de descarbonização implantado, o 400HZ +PCA elétrico. A iniciativa consiste em acoplar nas pontes de embarque equipamentos para fornecimento de energia elétrica, de fonte renovável, e ar-condicionado às aeronaves durante os serviços de solo. Até 2022, eram utilizados o querosene de aviação e os geradores a diesel. Hoje, Azul, Latam e Gol contam com a solução, que está disponível em 20 posições no pátio do aeroporto. Com isso, aproximadamente 203 mil litros de óleo diesel deixarão de ser utilizados anualmente, o que representa uma redução estimada de 450 toneladas de gás carbônico emitidos na atmosfera. A equipe envolvida foi representada no evento pelo diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda.
Já o Aeroporto de Quito, principal do Equador, recebeu reconhecimento pelo projeto de uso sustentável da água. Trata-se de um conjunto de iniciativas que levaram à redução do consumo de água potável no terminal, adotando tecnologias que permitem fazer a captação, tratamento e reuso da água de chuva. O CEO de QuiPort, Ramon Miró, e o diretor de operações da empresa, Alan Padilla, representaram o time responsável pelo projeto.
Por fim, o Aeroporto Juan Santamaria, o mais movimentado da Costa Rica, foi consagrado pelo desenvolvimento do plano estratégico de gestão ambiental para um aeroporto sustentável. Ricardo Hernández, diretor-geral da AERIS, e Marcus Vinicius, diretor financeiro, receberam a honraria, dividida com todos os profissionais que assinam o plano.
Presente no evento em Miami, o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, diz que o reconhecimento é motivo de orgulho para o Brasil. “São três grandes aeroportos da América Latina, administrados por uma empresa brasileira, que estão na vanguarda de projetos sustentáveis e são apontados para todo o mercado da região como referência em aeroportos verdes”, declara. “Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos times em Belo Horizonte, Quito e San José, na Costa Rica, e temos agora o desafio de aplicar esses modelos de sucesso em todos os nossos aeroportos, observando, claro, o perfil de cada um deles”, finaliza.