Provion inicia operação para acelerar a digitalização do seguro automotivo no Brasil

timelapse photography of vehicles and buildings
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A Provion Seguros inicia sua operação no Brasil com o objetivo de transformar a experiência do seguro automotivo por meio de uma jornada 100% digital, inteligência artificial aplicada em todas as etapas e total conformidade regulatória. A proposta combina eficiência operacional, preços competitivos e acesso ampliado, especialmente para motoristas de aplicativos e servidores públicos.

O presidente da Provion, Sergio Leite, explica que, para esse público, principalmente para os motoristas de app, o carro é mais que um bem, é meio de subsistência, então perdas decorrentes de roubo, furto ou danos podem comprometer seriamente o orçamento familiar.

O lançamento da Provion acontece em um momento favorável ao setor: segundo o estudo Latam Insurtech Journey, a América Latina já soma 502 insurtechs, sendo 206 no Brasil, líder regional. A taxa de mortalidade das startups brasileiras caiu de 12% para 7%, refletindo maturidade e sustentabilidade do ecossistema.

No seguro automotivo, o potencial é expressivo: menos de 30% da frota nacional possui cobertura, segundo a CNseg. Para ampliar o acesso, a Provion oferece contratação sem carência, cotações em dois minutos pelo aplicativo e aceitação de veículos elétricos, híbridos, de leilão e fabricados a partir de 1986.

A urgência do seguro se confirma com dados do Grupo Tracker, que apontam alta de 15,3% nos roubos e furtos de veículos leves no primeiro semestre de 2025. Esses fatores contribuíram para um aumento de 2,3% nas indenizações pagas nos primeiros cinco meses de 2025, totalizando R$ 14,4 bilhões, valor equivalente a cerca de 192 mil carros populares.

“A Provion nasce com um modelo digital e regulatório sólido junto à Split, pronta para escalar cobertura auto com inteligência artificial. Nosso objetivo é simplificar a jornada do segurado, reduzir burocracia e garantir que o seguro esteja ao alcance de quem mais precisa”, afirma Sergio Leite.

Além da tecnologia para precificação, regulação e análise de risco, a insurtech aposta em um atendimento humanizado 24 horas por dia e em políticas de inclusão para segmentos frequentemente ignorados pelo seguro tradicional.

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