Europ Assistance Brasil

PUCRS firma parceria histórica com a Finep e impulsiona a inovação em terapias avançadas

PUCRS firma parceria histórica com a Finep e impulsiona a inovação em terapias avançadas / Foto: Cristiane Parnaíba / Divulgação
Foto: Cristiane Parnaíba / Divulgação

Com um investimento de R$ 47 milhões, a Universidade lidera uma iniciativa para desenvolver novas abordagens no tratamento de doenças crônicas como Alzheimer, Parkinson e câncer

O Instituto do Cérebro (InsCer) da PUCRS assinou, nesta quinta-feira, o contrato referente ao edital Mais Inovação Saúde-ICT, promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor R$ 47 milhões. O InsCer conquistou o 1º lugar no edital, disputado com outras instituições de renome.

Celso Pansera, presidente da Finep, esteve na PUCRS para a assinatura, que aconteceu no Salão Nobre da Reitoria e reuniu lideranças da Universidade e de órgãos governamentais. Estiveram presentes João Florencio Silva, gerente do Departamento Regional do Sul (DSUL) da FINEP; Odir Dellagostin, presidente da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs); Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc; Solimar Amaro, diretor de Relações Institucionais da PUCRS; Israel Teixeira, diretor do LABELO; Luciana Guterres, gerente do InsCer; Jaderson Costa da Costa, diretor do InsCer; Carlos Eduardo Lobo e Silva; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS; Mauricio Testa, pró-reitor de Administração e Finanças da PUCRS; Ir. Manuir Mentges, vice-reitor da PUCRS; e Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS.

“Hoje é um dia histórico para a PUCRS e para o Rio Grande do Sul. Este é um passo inédito que estamos dando; o apoio e a visão da Finep são fundamentais para seguirmos em frente, e é assim que mudamos o mundo: quando realizamos juntos”, destacou Irmão Evilázio, lembrando que este é o maior projeto na história da Universidade.

Projeto visa o tratamento e a cura de doenças crônicas  

O Centro irá desenvolver terapias que envolvem o uso de produtos biológicos (células, tecidos, genes ou anticorpos) para gerar impacto positivo na vida de pacientes com patologias complexas e com tratamento e cura ainda não estabelecidos.

O projeto vencedor, intitulado PLATGENEDT, tem como objetivo principal o desenvolvimento da terapia gênica – uma plataforma inovadora de pesquisa que contribuirá com novas respostas para doenças raras e neurodegenerativas.

Para isso, o InsCer criará o Centro de Inovação em Terapias Avançadas – o CITA. Enquanto o InsCer de hoje já é referência em compreensão e diagnóstico, o futuro do Instituto do Cérebro terá como essência o tratamento e a possibilidade de cura para doenças como Alzheimer, Parkinson e câncer. Conduzido por um time multidisciplinar de pesquisadores do InsCer, o projeto terá a coordenação do diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa da Costa.

“É um momento de grande alegria, pois a terapia gênica é um dos pilares do CITA, que será a grande transformação do InsCer. Quando unimos políticas públicas, recursos, inovação e propósito, salvamos o País”, afirmou Jaderson.

Foto: Laísa Mendes / Divulgação
Foto: Laísa Mendes / Divulgação

Outros projetos desenvolvidos com apoio da Finep

Além da assinatura do novo contrato, Celso Pansera conheceu alguns projetos em desenvolvimento e visitou estruturas construídas com apoio da Financiadora. Acompanhado por Jorge Audy e Odir Dellagostin, Pansera visitou o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O consórcio das empresas Brain Energy e BlueNano – integrante do Parque – apresentou seus projetos estratégicos em relação ao desenvolvimento de combustíveis do futuro, entre os quais o SAF (utilizado para aviação e feito de fontes renováveis) e outros focados na mobilidade. Na ocasião, foi apresentada a tecnologia a ser aplicada na obtenção dos combustíveis sintéticos e os prazos para a colocação deles no mercado brasileiro e mundial.

Pansera também visitou o complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da PUCRS (LABELO), que faz calibração de instrumentos de medição e ensaios da conformidade para certificação de produtos, com reconhecimento internacional. Israel Teixeira, diretor do complexo, e Anderson Bandeira, gerente de operações, apresentaram a câmara anecoica, espaço onde são realizados testes de ensaio de compatibilidade eletromagnética. A Universidade contou com subsídio da Finep para a construção desse espaço, que será inaugurado no dia 30 de outubro, com a presença de representantes da indústria e de autoridades regulatórias do Inmetro e Anatel.

Ao comentar os investimentos realizados pela Finep na Universidade, Pansera destacou a qualidade do trabalho desenvolvido pela PUCRS e a importância desse fomento para a ciência brasileira.“É uma satisfação, uma honra muito grande para a Finep contribuir para a excelência dos projetos desenvolvidos aqui na PUCRS”, completou.

Histórico de apoio da Finep

A Finep tem apoiado a PUCRS em diversas iniciativas ao longo dos anos. Em 2002, a Universidade captou recursos do primeiro edital da Finep para Parques Científicos e Tecnológicos, o que possibilitou a construção do Tecnopuc.

A partir daí, o Tecnopuc recebeu investimento da Financiadora em vários momentos importantes de sua evolução, entre os quais a construção do Portal Tecnopuc, em 2007, do Global Tecnopuc, em 2010, e, em 2022, o recurso captado está sendo aplicado para viabilizar uma parte do projeto Tecnopuc Anywhere, a partir do qual o Parque visa extrapolar as barreiras físicas para impulsionar negócios inovadores e de impacto onde quer que eles estejam.

Total
0
Shares
Anterior
YIA Broker inaugura sua primeira loja física em Indaiatuba (SP)
YIA Broker inaugura sua primeira loja física em Indaiatuba (SP) / Foto: Divulgação

YIA Broker inaugura sua primeira loja física em Indaiatuba (SP)

Em parceria com RuedaCare Seguros, espaço traz inovação e atendimento

Próximo
Marcelo Cabral assume cargo de CEO na LED10, referência em painéis de led

Marcelo Cabral assume cargo de CEO na LED10, referência em painéis de led

Executivo foi recrutado da Voke, líder de mercado em outsourcing de equipamentos

Veja também