QLBR11 (B3SA3) – 1º ETF de Ações da Rio Bravo lançado na B3

Foto: Divulgação

Rio Bravo amplia presença no varejo e lança ETF inédito com índice próprio de ações de qualidade

O avanço dos ETFs no Brasil transformou a forma como o investidor acessa a Bolsa. Em apenas 12 meses, 23 novos fundos foram listados, elevando o total para 127 produtos e movimentando R$ 5,8 bilhões em captação líquida. A base de pessoas físicas com posição em ETFs já supera 1,1 milhão de contas, crescimento de quase 30% no período. O movimento revela que o investidor brasileiro amadureceu, busca diversificação, transparência e produtos que unam gestão técnica e simplicidade operacional. Nesse ambiente de expansão, a Rio Bravo Investimentos lança o QLBR11, seu primeiro ETF de ações listado na B3, em cogestão com a Investo, gestora especializada no desenvolvimento desse tipo de produto. O modelo é inédito: a Rio Bravo define a tese e a metodologia do índice, enquanto a Investo executa a operação e a distribuição do fundo. A estrutura tem taxa de administração de 0,50% ao ano, reforçando o foco em eficiência e acesso para o investidor de varejo.

O índice exclusivo desenvolvido pela Rio Bravo, o MarketVector Brazil Multifactor Quality Index,  aplica critérios rigorosos de qualidade entre mais de 400 empresas da bolsa brasileira. São analisados fatores como liquidez, eficiência operacional, rentabilidade, alavancagem e valuation. O resultado é uma carteira dividida em 33 companhias brasileiras, entre elas Sabesp, BB Seguridade, Itaúsa, XP Inc. e Cyrela, que se destacam pela consistência de resultados e governança sólida. O índice é rebalanceado trimestralmente, portanto as empresas podem mudar ao longo do tempo. Segundo Evandro Buccini, Sócio e Diretor de Crédito da Rio Bravo, o objetivo é oferecer um produto que une o rigor técnico da renda variável à segurança de critérios mensuráveis. “A Rio Bravo tem uma tradição sólida em crédito e fundos imobiliários, mas já atuamos com renda variável há mais de 20 anos. O ETF de ações de qualidade vai permitir que o investidor se exponha a companhias brasileiras selecionadas a partir de critérios objetivos e consistentes. É uma forma de investir na Bolsa com a segurança de contar com uma curadoria técnica que privilegia empresas robustas e bem posicionadas”, explica Buccini.

A parceria com a Investo fortalece a agenda de democratização do acesso a investimentos. “Nossa parceria com a Rio Bravo, com esse ETF único, amplia o acesso a investimentos. O lançamento do QLBR11 permite que mais investidores contem com um ativo que combina critérios rigorosos de seleção, diversificação e exposição a empresas de alta qualidade, oferecendo maior estabilidade e consistência a longo prazo”, diz Cauê Mançanares, CEO da Investo.

A criação de produtos baseados em índices de qualidade acompanha a mudança de perfil do investidor brasileiro, que busca métricas verificáveis e transparência na gestão. Para Buccini, esse é o novo padrão de maturidade da renda variável nacional. “Ao unir experiência, metodologia técnica e curadoria diligente, a Rio Bravo mostra que a renda variável pode ser transformada em um investimento acessível, transparente e seguro e que a régua da qualidade na B3 está agora mais alta”, finaliza. O lançamento do QLBR11 marca um passo importante na consolidação de ETFs como ferramenta de diversificação e referência de boas práticas. Em um mercado cada vez mais maduro, produtos como esse ampliam o acesso do investidor à Bolsa e elevam o padrão de governança e análise no mercado de capitais brasileiro.

Total
0
Shares
Anterior
Smartwatches e aplicativos de saúde ampliam diagnóstico precoce, mas exigem cautela no uso
person holding Apple Watch with black Sport Band

Smartwatches e aplicativos de saúde ampliam diagnóstico precoce, mas exigem cautela no uso

O uso de smartwatches e aplicativos de saúde deixou de ser tendência para se

Próximo
“Saúde Sem Engano” promove debate sobre segurança digital com foco na validação de documentos

“Saúde Sem Engano” promove debate sobre segurança digital com foco na validação de documentos

O movimento visa transformar verificação em prática cotidiana, fortalecendo

Veja também