Conversamos com João Torre, um dos maiores especialistas nessa modalidade, para entender como o consórcio pode te ajudar a investir em imóveis
O mercado imobiliário no Brasil continua aquecido, mesmo com as altas na taxa Selic. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), mostrou que o número de novos imóveis comercializados aumentou 18% no primeiro semestre de 2022, quando comparado ao mesmo período em 2021.
Grande parte das pessoas que adquiriram imóveis contaram com a ajuda do consórcio, um investimento que, popularmente, é utilizado como uma forma programada de economizar dinheiro. Mas, na verdade, ele é uma ótima forma de aumentar o seu patrimônio ao comprar o imóvel em um local de valorização e obter um lucro com esse investimento, futuramente, vendendo ou alugando.
“Podem não acreditar, mas você pode construir um patrimônio sem se descapitalizar através do consórcio imobiliário. E ainda, conseguir uma alavancagem patrimonial de até 10x o valor investido”, explica João, especialista em Aumento Patrimonial e Renda Passiva através de Imóveis com Consórcios e sócio fundador da Soluções e Investimentos.
Para ter lucro não basta apenas comprar um imóvel, é necessário pensar estrategicamente para que haja fácil giro, ou seja, estudar os gostos e comportamentos dos consumidores. Uma pesquisa do DataZap+, publicada pela primeira vez pela revista Exame Invest, revelou alguns hábitos dos brasileiros após a pandemia, como o Home Office.
Para 58% do total de entrevistados, é muito importante que o imóvel a ser alugado tenha um espaço dedicado para o home office e 53% do total acham essencial no caso do imóvel ser comprado. Ou seja, o imóvel precisa ter no mínimo 2 quartos. O estudo também revelou a preferência por imóveis arejados e com luz natural (76%). Essa é uma característica de pessoas que ficaram muito mais tempo em casa devido a pandemia e valorizam o seu lar. O terceiro item mais mencionado pelos entrevistados foi a praticidade de comércio e serviços nas proximidades do prédio, apesar do grande crescimento do delivery. Imóveis com vista (64%) e com varanda (59%) também foram citados. Apesar do Home Office, quem não pode fazer, prefere morar perto do trabalho, de acordo com a pesquisa. Antes da pandemia este comportamento não era nem cogitado.
Quer começar a investir no mercado imobiliário, mas não sabe como? João Torre conta quatro coisas que o consórcio pode fazer por você.
- Criar disciplina financeira. “O consórcio te ‘blinda’ de você mesmo, já que você vai conseguir guardar o mesmo valor todo mês sem que você possa sacá-lo”, comenta.
- Alavancagem patrimonial: a partir do momento em que você é contemplado, você transforma o valor investido em um patrimônio muito maior.
- Te ajuda a investir em imóveis. “Quando você é contemplado, você tem seu consórcio imobiliário para comprar os seus imóveis com inteligência”, explica João.
- Geração de renda. Quando você investe em imóveis com sabedoria, você vai gerar renda do aluguel a partir deles. Seja convencionalmente, no Airbnb ou Housi.