Apesar de sempre trabalharmos para termos uma vida melhor e mais próspera, também precisamos nos preparar para eventuais momentos difíceis. Sendo assim, vale a pena saber como funciona o seguro de vida e a diferença para a cobertura de acidentes pessoais.
Existem diversas modalidades de seguro, sendo que algumas coberturas só oferecem indenizações no caso do falecimento do segurado, já outros contemplam também situações como acidentes e até mesmo problemas financeiros.
Queremos que você conheça todas as coberturas para escolher a ideal para você. Por isso, vamos explicar a diferença entre o seguro de vida e acidentes pessoais neste conteúdo.
Continue conosco para entender mais sobre o tema!
O que é seguro de vida?
Quem quer garantir a segurança financeira dos seus dependentes deve contratar um seguro de vida, uma forma de proteger os beneficiários no caso do falecimento do segurado.
O seguro de vida permite que o titular do plano coloque tanto os seus familiares como beneficiários quanto pessoas com as quais ele não possua nenhum parentesco. Além disso, os dependentes do segurado podem ser alterados durante a vigência do contrato.
Também existem coberturas de seguros de vida que permitem que o usuário usufrua da indenização em vida: são aqueles que contemplam casos de incapacidade temporária, invalidez permanente, incapacidade laboral, entre outras. As incapacidades podem ser causadas tanto por doenças quanto por acidentes.
Tais modalidades de seguro podem beneficiar os autônomos, que perderiam a sua fonte de renda, caso não pudessem mais exercer a sua atividade profissional, ou aqueles que trabalham em ambientes com maior risco.
O que é considerado acidente para seguro de vida?
Acidente pessoal para o seguro de vida é todo evento inesperado, externo, violento e involuntário que pode causar alguma lesão física, incapacidade temporária, invalidez permanente ou morte.
Nesse conceito, aqui na Seguros Unimed estão incluídos:
- Acidentes causados pela temperatura do ambiente ou atmosfera;
- Acidentes causados por escapamento acidental de gases e vapores;
- Acidentes decorrentes de sequestro (ou tentativa);
- Acidentes decorrentes de alterações traumáticas da coluna vertebral, causadas por fraturas ou luxações radiologicamente comprovadas;
- Lesões decorrentes de ataques de animais;
- Lesões decorrentes de atentados e agressões e atos de legítima defesa, bem como atos praticados por dever de solidariedade humana;
- Lesões decorrentes de choque elétrico e queda de raio;
- Ferimentos causados por contato com ácidos ou substâncias corrosivas;
- Ferimentos causados ao tentar salvar pessoas ou bens;
- Ferimentos decorrentes de queda na água ou afogamento.
A lista completa de acidentes pessoais fica disponível no contrato do seguro.
É importante destacarmos que não podem ser considerados acidentes pessoais:
- Doenças, inclusive aquelas causadas devido à atividade profissional;
- Lesões autoinfligidas;
- Complicações decorrentes de tratamento médico.
O que é seguro de acidentes pessoais?
O seguro de acidentes pessoais oferece uma cobertura, caso o segurado se envolva em incidentes que causem lesões, incapacidade temporária e invalidez permanente.
Além disso, em caso de morte acidental do titular, os seus beneficiários podem receber uma indenização, sendo possível incluir a cobertura de uma assistência funeral.
Como funcionam o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais?
Em ambos os casos, o beneficiário recebe a indenização no caso de sinistro previsto no contrato. No caso do seguro de vida, a indenização engloba inclusive a morte do segurado. Já o seguro de acidentes pessoais permite a indenização no caso de incidentes, conforme mencionamos neste conteúdo.
Caso o falecimento ou um acidente pessoal ocorra, o segurado ou algum representante legal, precisará entrar em contato com a seguradora informando o sinistro e solicitando o pagamento da indenização.
Caso o titular faleça, em decorrência de um acidente, seus beneficiários também podem entrar em contato com a seguradora para solicitar o pagamento de uma indenização.
Quais são as diferenças entre os dois tipos de seguros?
Tanto o seguro de vida quanto o de acidentes pessoais oferecem coberturas, caso algum evento previsto em contrato aconteça com o titular.
Contudo, o seguro de acidentes pessoais só cobre eventos ocasionados por acidentes, incluindo a morte acidental.
Sendo assim, não incide sua cobertura se o segurado falecer em decorrência de uma doença, ou vir a sofrer de uma incapacidade temporária, ou invalidez permanente por causa de uma enfermidade.
Já o seguro de vida pode incluir a cobertura tanto dos casos ocasionados por doenças quanto por acidentes.
Portanto, um seguro não exclui o outro. Essas duas modalidades se complementam, já que quem adquire um seguro de vida e um seguro de acidentes pessoais terá uma proteção mais completa.
Mas é importante destacar que as indenizações não se acumulam: se um acidente causar invalidez permanente e eventualmente o falecimento do segurado, o valor do seguro de vida será reduzido do já tiver sido pago pela cobertura da invalidez permanente.
O que os seguros não cobrem?
Apesar de o seguro de vida e de acidentes pessoais terem uma cobertura muito ampla, alguns eventos não são cobertos por nenhum deles:
- Acidentes decorrentes de uso de material nuclear para quaisquer fins;
- Operações de guerra;
- Doenças preexistentes não mencionadas no momento da contratação do plano;
- Acidentes ocasionados por fenômenos naturais, como furacões e tufões.
Como escolher o melhor seguro?
Agora que sabe quais são as principais diferenças entre seguro de vida e acidentes pessoais, você pode começar a analisar qual é a melhor opção para o seu caso.
Como esses dois produtos são complementares, também vale a pena considerar contratar tanto o seguro de vida quanto o de acidentes pessoais, principalmente, para quem exerce uma função de trabalho que coloca a vida em risco ou que aumente as chances da pessoa sofrer um acidente que a deixe impossibilitada de trabalhar.
Além disso, caso você seja autônomo, pode ser ainda mais importante contratar os dois seguros.
Se o autônomo não puder exercer a sua atividade profissional, ficará sem a sua principal fonte de renda, o que vai ocasionar muitos problemas. O ideal é que este profissional faça o possível para garantir um futuro mais tranquilo. Os seguros de vida de acidentes pessoais podem ajudar muito nesse sentido.
Quais são os benefícios do seguro de vida e acidentes pessoais?
Além de garantir um futuro mais tranquilo para você e para a sua família, ao contratar um seguro de vida e/ou de acidentes pessoais você ainda pode contar com benefícios incluídos em coberturas adicionais, como:
- Desconto na compra de medicamentos em farmácias cadastradas;
- Orientação profissional;
- Orientação médica, psicológica e nutricional;
- Assistência a vítimas de crimes;
- Assistência veicular.
Quer garantir mais segurança em face de imprevistos? Confira as condições de contratação do seguro de acidentes pessoais e escolha o melhor para você e para a sua família.
Posts relacionados Como acionar seguro de vida e quem são os beneficiários?
Fazer um seguro de vida permite garantir que nada vai faltar para as pessoas que você ama, caso não possa Leia mais
Quanto tempo demora para receber o seguro de vida e quais os procedimentos necessários?
O seguro de vida é uma proteção que o segurado faz para a sua família, ou quem quer que ele Leia mais
O post Qual a diferença entre seguro de vida e acidentes pessoais? apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.