A premiação reforça o compromisso da entidade com a transparência, ética e sustentabilidade
A Quanta Previdência, referência nacional no mercado há 20 anos, foi reconhecida com o Prêmio Líderes SC 2025, na categoria ‘Governança Corporativa’, uma das distinções mais prestigiadas do empresariado catarinense. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 05, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis.
A conquista simboliza o amadurecimento institucional da entidade e reafirma seu compromisso com a excelência, a transparência e a sustentabilidade na gestão. O reconhecimento também chega em um ano marcante para a Quanta, que consolidou importantes avanços em seu modelo de governança, alinhando propósito, estratégia e resultado.
Em 2025, a Entidade promoveu uma série de aprimoramentos estruturais, como a revisão do Estatuto Social — medida que ampliou a representatividade e reforçou os princípios de transparência e equidade. Também foram elaborados novos regimentos internos e criada a figura do Conselheiro de Mercado, incorporando pluralidade e visão técnica às decisões colegiadas.
Outro destaque foi a implantação do Comitê Estratégico de Instituidores, que fortaleceu o diálogo e a integração com o ecossistema cooperativo. A expansão dos Comitês Técnicos ampliou a diversidade e a qualificação das discussões estratégicas. Além disso, a área de Governança, Riscos e Compliance passou por uma reestruturação, com melhorias nos controles e processos e no fortalecimento da gestão de riscos e cultura de integridade. Por fim, a implantação do Canal de Denúncias e o avanço nas práticas de comunicação e transparência consolidaram um modelo de gestão ainda mais sólido e participativo.
“Este prêmio é resultado de uma jornada coletiva e de um modelo de gestão que valoriza a confiança, o diálogo e a responsabilidade compartilhada. A Quanta cresceu mantendo o equilíbrio entre inovação e prudência, sempre com o olhar voltado ao futuro e o propósito de cuidar das pessoas e das instituições que acreditam no nosso trabalho. Receber o Prêmio Líderes SC em Governança reforça que estamos no caminho certo construindo uma previdência sólida, ética e humana, guiada por valores cooperativos e pela excelência em gestão”, afirma Dr. Carlos Gilberto Crippa, Presidente do Conselho Deliberativo.
Uma previdência em expansão e com propósito
Com R$ 8 bilhões sob gestão, a Quanta administra recursos para mais de 250 mil participantes, gerindo Planos de Previdência para 50 cooperativas, 20 empresas e 11 distribuidores. A Entidade vem apresentando crescimento acima da média de mercado e segue próxima de conquistar a liderança como a maior Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) em número de participantes do Brasil — um marco que reforça sua capacidade de unir performance financeira, inovação e propósito social.
“A governança é o alicerce que sustenta a perenidade de uma entidade de previdência. Nos últimos anos, estruturamos um sistema robusto, com comitês técnicos atuantes, políticas claras e processos eficientes e eficazes. A integração entre Conselho, Diretoria e Comitês Técnicos tem garantido decisões mais qualificadas, maior controle de riscos e transparência na gestão. Esse reconhecimento traduz o esforço de transformar boas práticas em resultados concretos para participantes, instituidores e parceiros”, diz Eduardo Ferrari, Conselheiro e Coordenador do Comitê de Governança, Auditoria, Riscos e Compliance da Quanta Previdência.
Mais do que um prêmio, esta conquista reafirma a essência da Quanta Previdência que é atuar com ética, inovação e compromisso com o futuro sustentável da previdência cooperativa.
“Essa é uma conquista que reflete o amadurecimento institucional da Quanta e a consolidação de um modelo de gestão pautado pela integridade, conformidade e transparência. Esse reconhecimento reforça o papel estratégico da governança como eixo de sustentabilidade e de geração de valor, sustentado pela atuação integrada dos nossos Conselhos, Diretoria e Comitês. É resultado de uma cultura que alia rigor técnico, responsabilidade e propósito, e de um time que acredita no poder da boa governança como instrumento de transformação e confiança na previdência cooperativa”, finaliza Gisele Dal Bosco Marrafon, Head de Governança, Riscos e Compliance da Quanta Previdência.
