É fato que boa parte dos seres humanos têm problemas na vida financeira. Para você ter uma ideia, pesquisa feita em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC, revelou que 58% dos brasileiros nunca ou, às vezes, se dedicam ao controle das próprias finanças. 17% deles precisam recorrer ao cartão de crédito, cheque especial ou a empréstimos para pagar os boletos do mês com frequência. Essa porcentagem aumenta para 24% entre os jovens.
Esses dados mostram que nossa relação com as finanças não é, nem de longe, saudável. Mas nunca é tarde para virar o jogo. Aproveite que o ano ainda não terminou e comece a planejar o próximo para começar 2023 com o pé direito e o melhor: sem dívidas!
O primeiro passo é criar uma planilha para colocar todos os seus gastos atuais. Essa ferramenta deve ficar sempre ao alcance dos olhos e das mãos. Ela pode ser feita de diversas formas: num pedaço de papel ou num arquivo de Excel, por exemplo. O objetivo é que ela seja seu guia e mostre para onde o seu dinheiro está indo.
Muito mais que um overview de suas despesas, essa planilha vai te ajudar a criar estratégias para economizar e investir seu dinheiro – desde que você tenha disciplina, é claro! Milagres não acontecem quando se trata de gastos.
Aqui, nós listamos as principais funções dessa planilha para que você construa a sua de forma assertiva e efetiva:
1 – Planilha atualizada diariamente
Primeiro, você precisa mexer nessa planilha todo dia, ou seja, deve mantê-la atualizada. Assim, você vai enxergar quanto e onde gastou o dinheiro. E, se estiver gastando demais, pode corrigir a rota e recuperar a perda.
2 – Metas controladas
Nessa planilha de custos, você consegue observar se você está cumprindo as metas de economia que estabeleceu. Se isso não estiver acontecendo, bora ajustar a planilha e se enquadrar novamente no que foi planejado.
3 – Redução de custos
Nessa planilha você terá uma visão melhor das áreas que estão “mordendo” grande parte do seu orçamento. Aí, você parte para o corte de gastos.
4 – Investimentos
Quando a gente tem completa noção dos gastos mensais, a gente sabe, também, se sobra e quanto sobra de dinheiro para investir. E reduzindo custos, a margem de investimentos aumenta.
Então, prepare a planilha que 2023 vai rolar sem sustos!
Posts relacionados Vai investir? Saiba a diferença entre renda fixa e renda variável
Quem não é investidor “de carteirinha”, geralmente, não sabe muito bem a diferença entre fixa e renda variável. Aqui, vamos Leia mais
Levanta mão quem já está sofrendo com a quantidade de boletos de janeiro?! IPTU, IPVA, cartão de crédito bombando com Leia mais
O post Que tal começar 2023 no azul? apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.