Prazo para mudar regime tributário é até 31 de janeiro
Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional, qual o melhor? A resposta é fazer uma análise anual na empresa para ter certeza se está enquadrado no regime adequado ou se é melhor mudar para pagar o imposto correto. A contabilidade é uma parceira da empresa para ajudar a gestão da melhor forma e o empresário/empreendedor deve discutir com seu contador qual é o modelo mais apropriado para seu negócio.
A Razonet Contabilidade Digital alerta para a importância de levantar toda documentação real de um ano da empresa e simular nos três regimes tributários para saber qual se enquadra melhor. “Fazer o planejamento tributário é essencial para que o empresário recolha o tributo justo. Até o dia 31 de janeiro de cada ano, é possível fazer essa alteração, se necessário”, diz Luana Menegat, CEO da Razonet.
Para fazer o planejamento tributário, o empresário precisa fornecer todo o registro da movimentação contábil da empresa, como por exemplo relatórios de produtos vendidos, relatórios de produtos comprados, relatórios de despesas, relatórios de serviços tomados e prestados, relatórios financeiros e informações da folha de pagamento dos colaboradores. É muito importante que a informação seja com base nos últimos 12 meses.
Simples Nacional
No Brasil, os impostos são pesados e economizar faz toda diferença para as empresas. Muitas empresas estão no Simples Nacional e a Razonet tem um ebook gratuito sobre “Desvendando o Simples Nacional: Guia Completo de Cálculo de Impostos” que ajuda a entender os principais aspectos do Simples Nacional, desde os critérios de enquadramento até a tabela de alíquotas e anexos.
O e-book pode ser baixado aqui.