Europ Assistance Brasil

Reajuste nos planos de saúde empresariais exige revisão estratégica e abre espaço para novos modelos

Startups de saúde oferecem soluções e contribuem para a redução de custos no setor/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Especialista da 3R4 Seguros explica como essa mudança pode interferir no mercado de seguros

Nos últimos anos, os planos de saúde empresariais vêm registrando reajustes expressivos, alcançando uma média de 20% ao ano, de acordo com o Ministério da Saúde. Esse cenário impõe desafios para empresas que buscam manter a oferta do benefício a seus colaboradores sem comprometer o orçamento. Diante disso, a revisão periódica dos contratos tem se tornado essencial, permitindo a adoção de alternativas que amenizem o impacto financeiro, como a inclusão de coparticipação ou a troca por produtos mais adequados ao perfil da empresa.

“A revisão dos planos é sempre importante, principalmente diante desses reajustes elevados. Existem alternativas estratégicas, como a coparticipação, que pode equilibrar os custos para empregadores e colaboradores, além de permitir a manutenção do benefício com sustentabilidade financeira”, destaca Igor Rodrigues, CEO da 3R4 Seguros.

Além da necessidade de reavaliação dos planos, o mercado também acompanha uma possível mudança regulatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A proposta em discussão prevê a criação de uma nova categoria de plano de saúde, que incluiria apenas cobertura para consultas, exames e atendimentos ambulatoriais, sem a obrigatoriedade de internação hospitalar. Caso aprovada, essa modalidade pode ampliar o acesso à assistência médica e reduzir os custos para empresas e beneficiários.

“A ANS está debatendo um modelo que traria um plano mais acessível, sem internação hospitalar, mas garantindo consultas e exames. Isso pode ser uma boa alternativa para ampliar o acesso da população a serviços médicos, além de oferecer um produto mais econômico para empresas que precisam equilibrar seus orçamentos diante dos reajustes frequentes”, analisa Igor.

O começo do ano é um período estratégico para revisar os planos e definir novas estratégias para o próximo ciclo, garantindo que as empresas consigam oferecer benefícios competitivos sem comprometer sua estabilidade financeira. Com um mercado em constante mudança, contar com a assessoria de especialistas como a 3R4 Seguros pode ser determinante para encontrar soluções personalizadas e sustentáveis para cada necessidade empresarial.

Total
0
Shares
Anterior
Proposta de jornada de 36 horas no Brasil pode revolucionar mercado de trabalho, analisa especialista
Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria / Foto: Isaque Martins

Proposta de jornada de 36 horas no Brasil pode revolucionar mercado de trabalho, analisa especialista

Virgilio Marques dos Santos analisa os desafios e benefícios da transição para

Próximo
Deepfakes: A nova fronteira da manipulação digital
Deepfakes: A nova fronteira da manipulação digital / Foto: Freepik

Deepfakes: A nova fronteira da manipulação digital

Veja também