Reajustes nos planos de saúde entram em vigor e pequenos e médios empresários contam com consultoria da Évora Seguros para fazer planejamento financeiro

Marcelo Leite, diretor de Benefícios da Évora Seguros
Marcelo Leite, diretor de Benefícios da Évora Seguros

Papel consultivo de corretoras ganha relevância e corretora assume protagonismo na relação com clientes

Em junho, começaram a entrar em vigor os novos reajustes dos planos de saúde coletivos por adesão para PMEs (pequenas e médias empresas) e MEIs (microempreendedores individuais). As taxas, válidas até abril de 2026, registraram alta de dois dígitos pelo quarto ano consecutivo, mas desaceleram em relação ao ciclo anterior.

O número de beneficiários de planos PME tem crescido devido à dificuldade de acesso a planos individuais. Com 8,8 milhões de usuários registrados atualmente, a categoria representa 17% do total de pessoas com convênios médicos no país, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com o órgão, no período de 2025-2026, a maioria dos ajustes ficou entre 11% e 19,5%.

Diferentemente dos planos individuais, cujos aumentos têm um teto definido pela ANS, a correção dos contratos coletivos por adesão, que englobam contratos empresariais com até 29 beneficiários, é definida pelas operadoras de planos de saúde em negociação com os contratantes. Nessa modalidade, o percentual tem como base os custos assistenciais verificados no período anterior, especialmente o índice de sinistralidade, que representa a proporção entre o que a empresa gastou com atendimentos e o que arrecadou com as mensalidades dos beneficiários.

Contar com a consultoria de uma corretora especializada na contratação de um plano de saúde PME faz toda a diferença para quem tem um orçamento enxuto, ou para aquelas pessoas que possuem um plano individual e buscam uma maneira de economizar. É nessa hora que a corretora precisa agir, oferecendo todo o seu expertise para combinar oferta com as necessidades dos clientes.

“Esse é um momento importante para os pequenos e médios empresários avaliarem as condições de seus contratos de planos de saúde, o pacote de benefícios de cada colaborador e fazer o planejamento financeiro com foco no futuro. Nós fazemos mais do que vender planos. Atuamos ativamente como consultores, analisamos cada contrato individualmente e orientamos nossos clientes, que têm a decisão final, seja para permanecer ou trocar de plano”, afirma Marcelo Leite, diretor de Benefícios da Évora Seguros.  O papel consultivo da corretora vai além da contratação de uma apólice. “O importante é apresentar os prós e contras de cada caminho e construir uma relação de confiança e parceria, que pode se estender com o acompanhamento da empresa durante o ano para planejar o próximo ciclo e já entender gargalos ou excessos”, completa Leite.

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