A companhia foi premiada, mais uma vez, com o selo global que reconhece empresas que promovem a igualdade e a transparência nas informações sobre equidade de gênero
A MAPFRE vem atuando — de forma constante e comprometida — para “alcançar a igualdade entre os gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas”, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas dentro da Agenda 2030 — meta da ONU para tornar o mundo mais sustentável. Em 2020, a companhia assinou um pacto com a ONU Mulheres e se comprometeu globalmente a assegurar que 45% das vagas em postos de responsabilidade sejam ocupadas por mulheres. Hoje, no Brasil, a MAPFRE já conta com 40,37% de colaboradoras em cargos de gestão. No total, as mulheres representam 59,31% dos funcionários da companhia.
No começo de 2023, a seguradora foi reconhecida — pela terceira vez seguida – pelo Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero (Gender Equality Index), que reconhece empresas de todo o mundo por promover a igualdade e a transparência nas informações relativas a questões de gênero. O Índice Bloomberg mede a igualdade entre homens e mulheres em cinco pilares: liderança feminina e fluxo de talentos, igualdade e paridade salarial de gênero, cultura inclusiva, políticas contra o assédio sexual e marca pró-mulheres. A seguradora conquistou uma pontuação de 81.28, acima da média para o limiar global estabelecido pela Bloomberg (73%), que reflete uma melhoria em termos de divulgação e adoção das melhores políticas nos cinco pilares avaliados.
“Esse reconhecimento do Índice Bloomberg se conecta aos objetivos da MAPFRE de consolidar a cultura do respeito às pessoas, promovendo comportamentos favoráveis e abertos à diversidade. Temos o compromisso de garantir a igualdade efetiva de oportunidades para os nossos colaboradores e temos trabalhado arduamente para isso”, conta Simone Negrão, líder da Comissão de Equidade de Gênero da MAPFRE.
Programa de Lideranças Femininas
Entre as principais iniciativas que contribuem para o avanço da igualdade de gênero na empresa, está o programa de Lideranças Femininas, voltado a aumentar a presença das mulheres em postos de responsabilidade e presente em países como Brasil, Espanha, Estados Unidos, México, Peru e Turquia. A companhia também conta com um plano específico para eliminar a diferença salarial e há anos participa do ClosinGap, um cluster com 11 empresas que analisa o impacto econômico devido ao fato de mulheres não terem as mesmas oportunidades em âmbitos como pensões, consumo, emprego e educação, entre outros.
“Na MAPFRE, acreditamos que a igualdade não é somente uma questão de justiça, mas é fundamental para avançarmos como sociedade, tornarmos as empresas mais competitivas e para desenvolvermos as pessoas. Esse movimento se conecta ao nosso mote de sustentabilidade, #AParteQueNosToca, pois acreditamos que as grandes companhias são um agente de mudança muito importante e precisam desempenhar seu papel de forma efetiva nesse processo”, conclui Simone.
Ver essa foto no Instagram