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Recorde: Quase 7 milhões de tentativas de fraude foram registradas no 1º semestre de 2025; setor bancário é principal alvo

Foto por: Anete Lusina/ Pexels
Foto por: Anete Lusina/ Pexels

Total de tentativas de fraude no 1º semestre de 2025, e comparação com o mesmo período do ano passado

O Brasil registrou 6.937.832 tentativas de fraude no primeiro semestre de 2025, um aumento de 29,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, e revelam uma média de uma ocorrência a cada 2,3 segundos, ritmo que vem se intensificando nos últimos meses. Confira abaixo a comparação com os dois últimos semestres no gráfico a seguir:

No primeiro semestre de 2025, 53,7% de todas as tentativas de fraude detectadas no país foram direcionadas a bancos e emissores de cartões. Contra o setor, uma ocorrência aconteceu a cada 4,2 segundos. O Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha, explica que isso deve-se aos criminosos estarem mirando principalmente onde o impacto pode ser maior. “É no sistema financeiro que está o maior potencial de retorno para os criminosos. Ao invadirem contas bancárias, obter dados de cartões ou contratar crédito em nome de terceiros, eles aplicam golpes que podem render valores mais altos, com baixo risco de exposição. O ambiente bancário é um campo fértil para ações fraudulentas, especialmente quando não há múltiplas camadas de autenticação e prevenção a fraudes ou análise comportamental eficiente”, declara.

Apesar do volume expressivo de tentativas de fraude concentrado no setor bancário, outros segmentos também vêm registrando aumentos acelerados nas investidas criminosas. O setor de “Telefonia” apresentou o maior avanço percentual, com alta superior a 50%, seguido por “Serviços” (30,2%), “Bancos e Cartões” (28,4%) e “Financeiras” (25,5%). Já o “Varejo” teve o menor crescimento entre os segmentos analisados, ainda que com alta relevante de 11,7%. Veja no gráfico abaixo a comparação entre os setores em relação ao mesmo período de 2024:

Segundo o diretor da datatech, o aumento nas tentativas de fraude acompanha tanto a digitalização acelerada das rotinas quanto a sofisticação das ferramentas usadas por criminosos, como inteligência artificial, perfis sintéticos e técnicas de engenharia social. “Estamos falando de ataques que muitas vezes parecem legítimos até mesmo para sistemas automatizados. Esse cenário exige que as soluções de prevenção atuem com inteligência e em múltiplas camadas, combinando verificação de identidade, biometria e análise de comportamento em tempo real. Ao mesmo tempo, é fundamental que a evolução tecnológica venha acompanhada de iniciativas de educação digital, para que consumidores também estejam preparados para se proteger nesse ambiente cada vez mais conectado”, explica.

Além da proteção empresarial, a conscientização do consumidor é fundamental. Monitoramento de CPF, senhas fortes, desconfiança de mensagens suspeitas e atenção ao ambiente digital são atitudes que fazem a diferença.

São Paulo liderou isoladamente o ranking de volume absoluto; Golpes se ampliam no Norte e Nordeste

No olhar geográfico, o crescimento das tentativas de fraude foi generalizado: todas as Unidades Federativas (UFs) registraram alta expressiva em relação ao primeiro semestre de 2024. Mesmo o Paraná, estado com menor variação no período, apresentou avanço superior a 25%. As maiores altas percentuais foram observadas nas regiões Norte (34,6%) e Nordeste (32,1%), refletindo a expansão do foco dos criminosos para além dos grandes centros.

Apesar disso, o Sudeste seguiu liderando em volume absoluto. A região concentrou 3.295.292 das tentativas registradas no primeiro semestre de 2025, o equivalente a 47,5% do total nacional. Apenas o estado de São Paulo respondeu por quase 30% de todas as ocorrências, somando 1.905.851 tentativas de golpe nos seis primeiros meses do ano.

Confira no gráfico abaixo e na tabela em seguida os dados detalhados por UFs:

Distrito Federal lidera em taxa de tentativas por habitante

Quando analisada a proporção de tentativas de fraude por milhão de habitantes (indicador que revela a intensidade dos ataques em relação à população exposta), o Distrito Federal apresentou a maior taxa nacional: 8.119 ocorrências por milhão. São Paulo e Mato Grosso apareceram logo em seguida, com 6.898 e 6.409, respectivamente, reforçando o alcance generalizado das ações criminosas, independentemente da localização geográfica. Confira no gráfico abaixo a taxa de exposição por UFs:

Visão mensal: Junho mantém média mensal acima de 1,1 milhão de tentativas de fraude

Em junho de 2025, foram registradas 1.145.617 tentativas de fraude no Brasil, um crescimento de 33,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A alta reforça a tendência observada ao longo do semestre, com volume mensal consistentemente acima de 1,1 milhão de ocorrências. No recorte populacional, o país atingiu uma média de 5.370 tentativas por milhão de habitantes no mês, evidenciando a elevada pressão dos golpes digitais sobre a população brasileira. Abaixo, veja um gráfico com a quantidade mensal registrada nos últimos 12 meses:

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores:

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas:

  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
  • Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
  • Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.

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