Novo reconhecimento consolida o Linux como o sistema operacional ideal para implementar veículos definidos por software
Mais uma certificação internacional foi conquistada pelo Red Hat In-Vehicle Operation System nos últimos dias. O novo reconhecimento de segurança funcional de criticidade mista justa-se à licença Linux Math Library, alcançada em julho do ano passado, o que torna mais próximo a licença funcional ISSO 26262 Automotive Safety Integrity Level B (ASIL-B) do sistema operacional, aquele que permite o lançamento da solução no mercado. O marco ressalta o comprometimento da Red Hat em fornecer segurança funcional inovadora e nativa do Linux para automóveis.
A criticidade mista demonstra a capacidade da plataforma de executar aplicações Automotive Safety Integrity Level B (ASIL-B) juntamente com o software Quality Management (QM) em um único software de chip (SoC) e dentro de um sistema operacional singular. Esse avanço é possível por meio de evidências robustas de “Freedom From Interference” (FFI) (livre de interferências, em português) nas camadas do sistema operacional, preparando o cenário para uma integração direta de aplicações para a segurança em sistemas automotivos de última geração.
Em colaboração com a exida, a Red Hat desenvolveu e validou uma nova abordagem para atender aos objetivos dos padrões de segurança funcional, incluindo a ISO 26262, e que visa superar os desafios associados ao complexo software de código aberto preexistente.
Para Francis Chow, vice-presidente e general manager de In-Vehicle Operating System and Edge da Red Hat, a certificação representa um passo importante para transformar o software aberto como referência para veículos automáticos. “Ao combinar a edge computing com a confiabilidade comprovada do Linux, estamos construindo uma base que não apenas atende aos padrões de segurança críticos, mas também permite que as montadoras ofereçam experiências de direção personalizadas, conectadas e adaptáveis em escala”, disse.