Tecnologia permitiu à rede varejista ter acesso aos dados de estoque parado e reduzir em 36,5% o índice de itens sem venda em 11 meses
Um dos maiores desafios dos varejistas é evitar perdas de vendas causadas por problemas como falta de visibilidade na gôndola, avarias e itens parados no estoque. Esse era o caso do Arasuper, a maior rede supermercadista do Acre, que enfrentava obstáculos na gestão de sortimento, desempenho de produtos e abastecimento. Após implementar a solução VIU Varejo, da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, a rede conseguiu recuperar mais de R$ 4 milhões em vendas e diminuir em 36,5% o índice de produtos sem giro em apenas 11 meses.
Embora a varejista já monitorasse indicadores básicos, como indisponibilidade e perdas, a análise limitada e a falta de insights estratégicos dificultavam a identificação de itens com estoque positivo, mas fora do padrão de vendas. Com a implementação da solução da Neogrid, que padroniza processos e realiza verificações diárias em gôndola, foi possível monitorar ações e com agilidade e obter uma visualização dinâmica dos resultados. Isso propiciou a otimização do sortimento e o desenvolvimento de estratégias direcionadas a itens com desempenho abaixo do esperado.
A operação teve início em duas lojas-piloto com o objetivo de padronizar o processo de conferência de produtos em gôndola e mitigar perdas de vendas. A padronização garantiu procedimentos claros para identificar e resolver problemas, promovendo uma coordenação eficiente entre gerentes e operadores. Em apenas um mês, os resultados das lojas-piloto superaram as expectativas, com um aumento expressivo nas vendas recuperadas. O sucesso validou o modelo implementado e acelerou a expansão do projeto para todas as unidades da rede.
“A Neogrid tem nos apoiado de forma crucial, identificando problemas de estocagem e sinalizando diariamente os produtos com comportamento de venda alterado”, destaca Rozeane Araújo, gestora Comercial no Grupo Arasuper. “Esse acompanhamento detalhado permite ações estratégicas, como pesquisas de preço e ajustes de exposição, assegurando a recuperação de vendas e a melhoria contínua dos resultados”.
Entre janeiro e novembro de 2024, esses esforços resultaram em mais de R$ 4 milhões em vendas recuperadas de produtos com desempenho crítico, a execução de mais de 135 mil tarefas baseadas em insights fornecidos pela solução VIU Varejo e uma redução de 36,5% nos itens classificados como “sem venda”.
“Os números refletem como a nossa tecnologia potencializou a eficiência e a rentabilidade da operação, consolidando uma gestão mais ágil e estratégica”, ressalta Leandro Murta, head da BU Inteligência Comercial na Neogrid. “Com o acesso aos dados diários é possível fazer ajustes rápidos, aprimorar a exposição dos produtos e orientar decisões estratégicas que proporcionam maior assertividade na gestão do sortimento e no atendimento às demandas do consumidor”.