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Reestruturar os negócios pode ser decisivo para a longevidade da empresa

Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa / Divulgação
Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa / Divulgação

Confira artigo de Haroldo Matsumoto, especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa, consultoria multidisciplinar com atuação entre empresas de diversos portes e setores da economia

Todo empreendedor tem o desejo de ver sua empresa crescer, ganhar espaço no mercado, gerar empregos e conquistar um bom lucro. Para isso, é normal que sejam adotadas, ao longo do tempo, diferentes estratégias de gestão, de vendas, de marketing, de finanças, entre outras, para que haja aperfeiçoamento no desempenho e, consequentemente, as metas sejam alcançadas.

Isso significa que reestruturar a empresa ou reorganizar o negócio é uma medida vital e decisiva para que a companhia seja longeva. As reestruturações são necessárias, de tempos em tempos, não só para aumentar a eficiência dos processos e simplificar tarefas, mas, inclusive, para adaptar os negócios aos diferentes momentos de mercado e às mudanças políticas, econômicas e sociais pelas quais a sociedade passa.

Para reestruturar os negócios, é necessário, antes de tudo, fazer uma avaliação geral da empresa. Somente após esse mapeamento, o empreendedor e o time de gestão vão conseguir identificar as áreas que precisam de mudanças e aperfeiçoamento efetivos a fim de serem mais eficientes.

Depois do diagnóstico feito, é hora de estabelecer um plano de reestruturação, que englobe a parte operacional, a estratégica e a financeira. É importante que as equipes trabalhem em conjunto e que os profissionais tenham conhecimento quanto aos objetivos por trás das soluções propostas. Ao ter clareza a respeito dos assuntos, os profissionais são naturalmente engajados no propósito. Isso se torna ainda mais importante quando as medidas envolvem a redução de custos e despesas e a melhoria da qualidade no atendimento ao cliente, seja ele B2B ou B2C, melhoria nos produtos, nas campanhas e ações de marketing, etc.

É importante, ainda, que durante o processo de reestruturação dos negócios, tanto o empreendedor quanto os gestores acompanhem as tendências do mercado e a concorrência. Caso seja necessário, é o momento de reposicionar a empresa para acompanhar as demandas e torná-la mais competitiva.

Também ressalto que o plano de reestruturação deve envolver a capacitação dos profissionais, com a reciclagem de treinamentos já realizados, por exemplo, e aplicação de novos cursos. Como resultado, o empreendedor verá a equipe desenvolvendo as tarefas com mais clareza e objetividade, usando novas metodologias e relembrando sobre o uso ou adotando ferramentas que não faziam parte da rotina, mas que trazem mais efetividade e assertividade para as atividades.

Reestruturar uma empresa exige muita atenção, trabalho incansável, dedicação e envolvimento de muitas pessoas. Porém, quando bem realizada, proporciona resultados interessantíssimos e dá à empresa a perspectiva de uma vida mais longa e cheia de sucesso. Avalie a necessidade de reestruturar seu negócio e mãos à obra!

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