Cenário nacional registrou queda de 0,2%, a menor redução do índice em 12 meses
Em fevereiro, de acordo com o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, duas das quatro Unidades Federativas (UFs) do Sudeste apresentaram alta na busca pelo recurso financeiro. O destaque ficou com o Espírito Santo, que registrou crescimento de 5,3%, logo à frente de Minas Gerais, com 3,8% de alta. Confira, no gráfico abaixo, os dados completos da região:
No cenário nacional, fevereiro marcou queda de 0,2% na busca dos brasileiros por recursos financeiros. Esta foi a menor redução do índice no período de 12 meses, aproximando-se da estabilidade. Confira, no gráfico abaixo, os dados mês a mês:
“Como previsto, estamos observando os impactos graduais da diminuição da taxa básica de juros e da inflação, porém, ainda serão necessários alguns meses até que alcancemos resultados favoráveis. Neste momento, é importante que os consumidores interessados em adquirir crédito estejam conscientes da importância do planejamento financeiro”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na visão por renda pessoal mensal dos consumidores, aqueles que embolsam mais de R$10.000 tiveram a maior queda (-2,0%), enquanto os que ganham até R$ 500 permaneceram sem variações. Veja, na tabela a seguir, os números completos nesta visão:
Unidades Federativas começam a mostrar recuperação
Ainda segundo o levantamento, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, a maioria registrou alta em fevereiro em comparação ao ano anterior, com destaque para Alagoas (11,7%), Amapá (9,8%) e Sergipe (8,0%). Oito estados apresentaram queda no período. Confira o desempenho de todas as UFs no gráfico abaixo:
Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.