Europ Assistance Brasil

Região Sul é a segunda maior produtora de resina reciclada no Brasil

Região Sul é a segunda maior produtora de resina reciclada no Brasil / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Área registrou cerca de 257 mil toneladas de resina pós-consumo produzidas em 2023

Em 2023, o Índice de Reciclagem Mecânica das embalagens plásticas ficou em 24,3% no país. No período também se destaca a produção de plástico reciclado pós-consumo, chegando a 940 mil toneladas no Brasil. Os dados são do estudo sobre a reciclagem mecânica do material para o ano de 2023, encomendado pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), representante do setor de transformados plásticos e reciclagem, e a Braskem, maior petroquímica das Américas.

A região Sul é a segunda em produção de resina pós-consumo, com 257 mil toneladas, atrás apenas da região Sudeste com 510 mil toneladas. Dentro destes números estão inclusas as resinas de PET, PEAD, PP e PEBD/PELBD. “A indústria de reciclagem na região Sul segue em amplo desenvolvimento, isso porque é onde os sistemas de coleta estão mais bem estruturados, além de existir uma indústria de plásticos que é historicamente forte nos estados do Sul”, afirma Maurício Jaroski, diretor de química sustentável e reciclagem da MaxiQuim.

Divulgação
Divulgação

Sobre o estudo

Encomendado pelo Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, e realizado desde 2018 pela MaxiQuim, empresa de avaliação de negócios na indústria química com foco em análise de mercados e competitividade, o estudo procura mensurar o tamanho da indústria de reciclagem de plásticos no Brasil, acompanhando a evolução anual e os desafios do setor. Ao longo dos 5 anos de aplicação, a análise trouxe uma visão ampla sobre o cenário da reciclagem no país, sendo fundamental para entender os desafios e as oportunidades desse setor. Além disso, tornou-se uma ferramenta para o direcionamento de ações estratégicas para aumentar a eficiência na gestão de resíduos plásticos, auxiliando na promoção da economia circular.

Sobre o Movimento Plástico Transforma

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem.

Total
0
Shares
Anterior
SmartLoad anuncia Edilson Lopes como novo CEO
Edilson Lopes, CEO da SmartLoad / Foto: Divulgação

SmartLoad anuncia Edilson Lopes como novo CEO

Após breakeven em 2024, novo CEO buscará impulsionar o crescimento em 2025

Próximo
Verão intenso em 2025 exige cuidados extras para a saúde das pessoas idosas
Verão intenso em 2025 exige cuidados extras para a saúde das pessoas idosas / Foto: Freepik

Verão intenso em 2025 exige cuidados extras para a saúde das pessoas idosas

População com mais de 60 anos é ainda mais sensível à desidratação e calor, mas

Veja também