Bradesco Seguros

Renova Ecopeças, empresa do Grupo Porto, completa 10 anos em 2023 e registra crescimento de 73,8% no primeiro trimestre do ano

Renova Ecopeças, empresa do Grupo Porto, completa 10 anos em 2023 e registra crescimento de 73,8% no primeiro trimestre do ano / Foto: Erik Mclean / Pexels
Foto: Erik Mclean / Pexels

Espaço já desmontou e reaproveitou mais de 21 mil veículos

Em 2013, a Porto anunciava o lançamento da Renova Ecopeças, empresa pioneira no mercado de reciclagem e reaproveitamento de peças automotivas. No ano de 2014, a Lei do Desmanche entrou em vigor no País e a atividade de desmonte de carros passou a ser regulamentada, tornando a compra de peças de reuso mais segura para o cliente. Desde então, já foram mais de 21 mil veículos desmontados e mais de 400 mil itens comercializados até o momento pela Renova, além do descarte ambientalmente correto de 78 mil toneladas de aço, 35 mil baterias e 160 mil pneus.

“A criação da Renova foi um grande marco para a Porto. Começamos a atuar nesse segmento seguindo um modelo sustentável e um controle rígido de rastreabilidade das peças. No Brasil, cerca de 1,5% da frota é reciclada, enquanto nos Estados Unidos e no Japão, esse número salta para 95%. É um mercado com grande potencial de crescimento”, explica Daniel Borges, gerente da Renova.

A demanda vem crescendo cada vez mais e essa tendência pode ser observada nos resultados da Renova, que registrou um aumento de 93,4% no seu faturamento em 2022 em comparação com 2021. Já no primeiro trimestre de 2023 o crescimento foi de 73,8% frente ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, 98% dos produtos disponibilizados são vendidos para mecânicos, concessionários e clientes que necessitam de algum componente para seu veículo. As peças podem ser adquiridas pessoalmente na loja, pelo site da empresa ou por outras plataformas de comércio eletrônico.

“Nesses 10 anos de história, adotamos um compromisso com a responsabilidade ambiental e social. Nosso objetivo é amenizar o impacto ao meio ambiente e continuar contribuindo para um futuro sustentável. Hoje desmontamos aproximadamente 350 carros por mês, reforçando o compromisso da companhia com iniciativas sustentáveis por meio de um negócio com potencial atrativo de rentabilidade e que se consolida como líder de mercado no segmento”, conclui Daniel.

Certificação das peças

Com a missão de garantir a destinação ambientalmente correta de veículos em fim de vida útil, por meio do tratamento de seus resíduos e da comercialização de peças de reuso, a Renova oferece peças de reuso com qualidade, garantia e baixo custo. Todos os produtos são identificados e submetidos a um sistema de rastreabilidade que comprova sua procedência, com código serial próprio e nota fiscal. Não são comercializados itens de segurança, seguindo as diretrizes do Detran, e todas as outras peças, que pela classificação forem C (com estética e funcionalidades imperfeitas), são destinadas também ao time de resíduos para descarte adequado.

Total
0
Shares
Anterior
UCS recebe informações de Roberto Santos como presidente da Porto e do Conselho da CNseg
UCS recebe informações de Roberto Santos como presidente da Porto e do Conselho da CNseg / Divulgação

UCS recebe informações de Roberto Santos como presidente da Porto e do Conselho da CNseg

Executivo estará presente no próximo Trocando Ideias, apresentando o cenário do

Próximo
Popularização do Open Finance cresce, amplia gama de serviços e torna o consumidor cada vez mais protagonista
Lorain Pazzetto, head de Estratégia Digital de Finance na FCamara / Foto: Divulgação

Popularização do Open Finance cresce, amplia gama de serviços e torna o consumidor cada vez mais protagonista

Serviços agregados implementados pelo sistema financeiro têm chamado atenção dos

Veja também