Sancor Seguros

REP Talks promove debate sobre mudanças climáticas, segurança e gestão de riscos no setor público e privado

Universo do Seguro

Evento online da REP Seguros, que acontece no dia 27 de maio, vai reunir especialistas para discutir estratégias frente aos eventos climáticos extremos e seus impactos na área de seguros

O Brasil registrou, nos últimos anos, um aumento expressivo nos eventos climáticos extremos, como enchentes, secas severas, vendavais e deslizamentos de terra. Segundo levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o país contabiliza, em média, mais de 700 desastres naturais por ano, afetando milhões de pessoas e gerando perdas econômicas bilionárias. Só em 2024, o prejuízo causado por eventos extremos ultrapassou R$30 bilhões, de acordo com estimativas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Diante desse cenário, torna-se cada vez mais urgente que governos, empresas e seguradoras adotem estratégias de controle e adaptação para proteger vidas, bens e estruturas.

A frequência e intensidade desses eventos têm pressionado o setor público e privado a repensar suas estratégias de segurança, prevenção e gerenciamento de riscos. Nesse contexto, a REP Seguros realiza, no dia 27 de maio, o evento online REP Talks, que vai reunir especialistas de diversas áreas para discutir as ações já implementadas frente às mudanças climáticas

Com foco em soluções práticas e colaborativas, o encontro irá abordar temas fundamentais para o momento atual, como as novas estratégias de gestão de riscos adotadas por empresas, as transformações nas apólices de seguros e as exigências de diminuição por parte das seguradoras. A iniciativa também quer fomentar um debate mais amplo sobre o papel da regulação, da política pública e da inovação tecnológica na construção de um futuro mais resiliente.

“O aumento da frequência e da gravidade dos desastres naturais não é mais uma previsão: é uma realidade. E essa realidade exige respostas concretas de todos os setores. O REP Talks nasce dessa urgência de promover o diálogo e compartilhar experiências que possam inspirar e orientar novas práticas de proteção, tanto para as empresas quanto para a sociedade como um todo”, afirma Felipe Cervi, Presidente da REP Seguros.

Durante o evento, serão discutidas questões como a gestão de riscos em tempos de incerteza climática, com exemplos de como empresas têm adaptado seus processos internos para minimizar perdas e garantir a continuidade dos negócios diante de desastres naturais. Também será explorado o novo posicionamento das seguradoras, que vêm adotando mudanças nas apólices e fortalecendo políticas como pré-requisitos para cobertura.

Outro tema importante será a atuação do poder público, com destaque para as políticas que vêm sendo implementadas para enfrentar os desafios climáticos e as possibilidades de colaboração com o setor privado. Por fim, o evento também vai abordar as tendências e inovações tecnológicas que têm potencial de transformar a antecipação de riscos, como os sistemas de alerta precoce e soluções baseadas em dados.

“Além de promover a troca de conhecimentos, o REP Talks pretende construir uma ponte entre os diferentes agentes envolvidos na cadeia de proteção, contribuindo para um ambiente mais seguro, preparado e sustentável”, finaliza o especialista.

Serviço

Evento: REP Talks

Data: 27 de maio

Horário: 09:30 às 11:00

Formato: Online

Total
0
Shares
Anterior
Dia do Trabalho: momento para reconhecer o profissional de seguros
Wellington Almeida e Wellington Jones, sócios da OON Seguradora / Foto: Divulgação

Dia do Trabalho: momento para reconhecer o profissional de seguros

Seguradora lista 10 profissões primordiais para a indústria de seguros

Próximo
CSP-MG leva capacitação e integração a Uberlândia em parceria com ASCORSEG
Presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, na abertura do encontro que faz parte do “Projeto Minas em Movimento - CSP-MG 15 anos" / Foto: Mauro Marques / Divulgação

CSP-MG leva capacitação e integração a Uberlândia em parceria com ASCORSEG

Evento, que reuniu 130 participantes, teve o patrocínio da Bradesco Vida e

Veja também