Com a disparada de 85% nos preços dos carros novos desde 2019, o mercado de reparação automotiva vive expansão acelerada
Com os preços dos carros novos em alta, que chegaram a um aumento de 85% nos últimos cinco anos, o mercado de reparação automotiva no Brasil vive um momento de expansão acelerada. Nesse cenário, a Oficina Brasil – referência em conteúdo técnico e estratégico voltado ao aftermarket automotivo – se consolida como um dos principais players do setor e prepara a realização da segunda edição do Oficina Brasil Conecta, de 25 a 27 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Segundo levantamento da Oficina Brasil, os preços subiram 30% em um único ano. Esse movimento levou mais consumidores a optarem pela manutenção de seus veículos usados, o que se refletiu diretamente no aumento da demanda nas oficinas: a média mensal de veículos atendidos saltou de 80, em 2020, para 122 em 2024, um crescimento de 52,5%. Além disso, este é um segmento que movimenta R$ 60 bilhões apenas com peças técnicas e lubrificantes — sem considerar lataria, pneus, tintas ou mão de obra — e que cresceu mais de 50% nos últimos quatro anos.
Esse aquecimento também impulsionou a indústria nacional de autopeças. De acordo com o Sindipeças, o setor faturou R$ 256,7 bilhões em 2024, um crescimento de 13,3% em relação ao ano anterior. A expectativa é de crescimento adicional de 5% em 2025.
Fortalecida por esses números, a nova edição do Oficina Brasil Conecta será a maior já realizada:
⦁ Mais de 10 mil visitantes esperados;
⦁ Espaço de 16 mil m²;
⦁ Crescimento de 271% na receita;
⦁ Aumento de 240,5% no público em relação à edição anterior.
O evento traz uma experiência gamificada nas trilhas de aprendizado, em que os participantes acumulam pontos conforme interagem com os conteúdos técnicos, e contará com a participação de grandes marcas da indústria, como Ford, ACDelco, Beta, Mercado Livre, Castrol, Volkswagen, NTN, Escola do Mecânico, Renova Ecopeças, Idemitsu, MAHLE, ZF, Wega Motors, entre outros.
Além dos treinamentos técnicos, o evento também será palco para discussões estratégicas que apontam tendências para o futuro do setor, como o crescimento da presença feminina nas oficinas e a valorização profissional dos reparadores.
“Vivemos um momento único no mercado de reposição e reparação automotiva. O consumidor está cada vez mais consciente da importância de manter o veículo em bom estado, e a indústria responde com qualificação, inovação e conteúdo técnico. O Oficina Brasil Conecta reflete exatamente essa transformação do setor”, ressalta André Simões, Diretor Executivo da Oficina Brasil.