Seguros de Responsabilidade Civil para Obras e Empregador mitigam os impactos financeiros e legais decorrentes de acidentes
Na tarde da última quarta-feira (08), uma explosão em uma obra de manutenção na Avenida Álvares Cabral, região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG), deixou quatro trabalhadores feridos, sendo dois em estado grave. Os profissionais atuam na Mauma Engenharia e Serviço, prestadora de serviços da Prefeitura de BH.
Relevância do Seguro
O acidente ocorreu quando os funcionários, que realizavam intervenções na rede pluvial, atingiram cabos da rede elétrica subterrânea e um gasoduto, gerando grande preocupação com riscos de danos ainda maiores. Assim sendo, o caso destaca a relevância do Seguro de Responsabilidade Civil (RC) em obras de infraestrutura, conforme aponta Guilherme Silveira, CEO da Genebra Seguros.
Ver essa foto no Instagram
O papel do Seguro de Responsabilidade Civil
Nesse sentido, a contratação de seguros específicos para obras é essencial para mitigar os impactos financeiros e legais decorrentes de acidentes. Guilherme Silveira explica que dois tipos de seguro poderiam ser acionados nesse caso. São eles: o Seguro de Responsabilidade Civil Obras (RC Obras) e o Seguro de Responsabilidade Civil Empregador (RC Empregador).
RC Obras
Todavia, o RC Obras oferece cobertura para danos materiais e corporais causados a terceiros durante a execução de obras. No caso da explosão em Belo Horizonte, essa apólice indenizaria danos a pessoas e patrimônios afetados pela explosão, como pedestres, imóveis e estruturas da via. “Obras costumam gerar acidentes, e é muito importante que esses eventos estejam cobertos por apólices específicas”, reforça Guilherme.
RC Empregador
Já o RC Empregador é voltado para cobrir reclamatórias trabalhistas decorrentes de acidentes de trabalho que resultem em invalidez permanente, temporária ou até mesmo óbito. No contexto do acidente em Belo Horizonte, este instrumento poderia amparar financeiramente os trabalhadores feridos e suas famílias.
Ademais, Guilherme Silveira ressalta que a indústria da construção é líder em acidentes de trabalho, tornando fundamental a atenção à contratação de apólices que cubram essas eventualidades. “O Brasil é o quarto país no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, o que reforça a importância de um planejamento adequado e do seguro”, conclui.