ViajaNet divulga top 10 com os destinos mais procurados no segundo semestre de 2023
Com os próximos feriados e datas comemorativas no final do ano, muitas pessoas já estão se preparando e adquirindo pacotes de viagens e hospedagens para o segundo semestre de 2023. Há quem busque habitações com mais privacidade, como casas e apartamentos, ou priorize maior comodidade, como a hospedagem em hotéis. Em pleno inverno, a busca por localidades à beira mar é preferência no país para os dois tipos de acomodações. No âmbito internacional, o interesse dos viajantes tem se voltado para destinos nos Estados Unidos e América Latina, com foco no setor hoteleiro.
Segundo um levantamento realizado pelo ViajaNet, plataforma online de viagens aéreas, a demanda por aluguéis de temporada e hotéis está focada em duas capitais brasileiras. No pódio, destacam-se as cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre como os destinos mais procurados para estadias em ambos os tipos de acomodação. Logo após, segue São Paulo, em terceiro lugar, com reservas direcionadas para reservas no setor hoteleiro.
Com cerca de 6 destinos no top 10, Maceió, em Alagoas, é a primeira cidade mais procurada no Nordeste para hospedagem, tanto em residências quanto em hotéis, nos próximos seis meses. Logo após, segue o município de Porto Seguro, na Bahia, Recife, em Pernambuco e em sétimo lugar, Natal, no estado do Rio Grande do Norte, com tendência para locações hoteleiras. Posteriormente, sobressaem-se Fortaleza, situada no Ceará, e Salvador, localizada na Bahia, como destinos propícios para os que procuram acomodações mais privativas, como residências e apartamentos.
Em viagens internacionais, Orlando, nos Estados Unidos, garante o primeiro lugar em ambas as modalidades de hospedagem entre os turistas. Também representando o país, as reservas de hotéis em Nova York superam as de acomodações residenciais, sinalizando uma tendência em prol de maior comodidade.
Na América Latina, a qual alcançou a maior quantidade de cidades na lista para o próximo semestre, destaca-se Santiago, no Chile. A capital chilena se posiciona em terceiro lugar no pódio geral com reservas no setor hoteleiro em detrimento de outros tipos de alojamento. Já na capital argentina, as reservas estão direcionadas para residências de temporada, experiência que prioriza o aconchego do ambiente doméstico.
Contudo, em outras cidades da região, nota-se uma preferência por estadias em hotéis, como é o caso de Bariloche, na Argentina, Cancún, no México, e Punta Cana, na República Dominicana, ocupando o sétimo, oitavo e nono lugar, respectivamente. Por outro lado, na Europa, cidades como Lisboa, em Portugal, e Paris, na França, revelam um interesse por casas e apartamentos ao longo dos próximos seis meses.
Optar por uma forma de hospedaria varia conforme o intuito da viagem, segundo Patrícia Mandarino, diretora comercial do ViajaNet. “A preferência dos turistas por diferentes formatos de locação mostra que as escolhas durante as viagens são influenciadas por vários fatores. Isso inclui o tipo de experiência que o viajante procura, o destino específico e suas atrações, bem como a natureza da viagem, como férias em família, turismo de negócios, entre outras opções”, diz. “Cada cidade possui seu próprio apelo e características únicas que atraem os visitantes de maneiras distintas, resultando em preferências variadas quando se trata de acomodações”, completa.