Empresa contabiliza R$ 17,1 bilhões de negócios gerados, crescimento de 19,1% em comparação a 2021
A Rodobens S.A. (RBNS) anunciou o fechamento do balanço de 2022 com um marco histórico de R$ 501,2 milhões de lucro líquido em seus resultados. A empresa também fechou o ano com R$ 17,1 bilhões de negócios gerados (GBV), um aumento de 19,1% em relação a 2021.
Para Líbano Barroso, CEO da Rodobens, os resultados têm relação direta com a estratégia de expansão e ao modelo de negócios da empresa, que permite crescimento com rentabilidade e geração de caixa. “Nos beneficiamos de parcerias para a comercialização dos nossos serviços, as quais respondem por 32% de nossa GBV por meio do canal de parcerias e agentes comissionados, alcançando a marca de R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 23,9% em relação ao ano anterior”, destaca o executivo.
Com um amplo portfólio de produtos e serviços, divididos entre financeiros (Consórcios, Banco, Corretora de Seguros e Leasing & Locação), suportados por plataforma sinérgica de rede de concessionárias próprias de automóveis Toyota, Mercedes-Benz, Hyundai e veículos comerciais Mercedes-Benz. A Rodobens S.A. (RBNS) também apresentou crescimento em sua carteira de crédito de consórcio, que obteve a marca de R$ 12,8 bilhões em 2022, ou seja, 16,1% a mais que em 2021. “O Over 90 do consórcio foi de 4,4% no quatro trimestre de 2022 (4T22), o menor índice de todos os tempos”, comemora o CEO.
A carteira de crédito da Rodobens é considerada robusta e responsável pelo forte crescimento da marca em 2022, que fechou o ano com mais de R$ 6 bilhões de créditos em cotas de consórcio, um crescimento de 10,1% em comparação a 2021.
A originação de empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis registrou R$ 2,1 bilhões em 2022, um crescimento de 19,9% em relação a 2021, o que resultou em uma carteira de R$ 3,3 bilhões, 30,7% a mais do que no ano anterior. A empresa também superou a marca de R$ 500 milhões em prêmios líquidos de seguros vendidos no ano, um aumento de 23,3% no comparativo.
No Varejo Automotivo manteve a boa performance, com R$ 8,5 bilhões de negócios gerados no ano, um aumento de 26% em relação a 2021. Com a frente de Veículos Comerciais, as vendas de novos caminhões totalizaram cerca de 7,5 mil veículos vendidos no ano, com um destaque para o quarto trimestre, que registrou um incremento de 24% no volume de veículos vendidos. Já a frente de Automóveis, as vendas de novos veículos em 2022 somaram mais de 21,2 mil unidades, que representa um aumento de 27,9%.
O CEO destaca ainda que a estratégia de ampliar a base de parceiros multiprodutos passa por iniciativas de aparelhamento, capacitação e engajamento. Entre essas iniciativas, está o Escritório Digital, uma plataforma que centraliza todas as interfaces do parceiro com a Rodobens em um único lugar. “Ele é integrado à nossa plataforma de CRM e visa aparelhar nossos parceiros com ferramentas de gestão comercial, controle de comissões e fluxos de pagamentos, indicadores de produção e retenção, além de suporte à gestão administrativa, como treinamentos e outras funcionalidades que nos mantém conectados e em constante evolução”, explica.
Para Barroso, esses investimentos contribuem para a evolução das vendas em todos os canais da Rodobens, e para ações de cross-sell e upsell. Segundo o executivo, em 2022, a marca de R$ 1,2 bilhão de negócios gerados por meio do canal Digital, o que corresponde a um crescimento de 35,6% na comparação com o ano anterior. Outra frente que segue em expansão é a de concessionárias parceiras que, somada à rede própria da Rodobens, totalizam mais de 514 balcões de distribuição dos produtos financeiros da empresa, como os seguros automotivos, produtos de crédito e os consórcios de automóveis ou de caminhões.
Os esforços da empresa com iniciativas de sustentabilidade e de responsabilidade social também foram apresentados na divulgação dos resultados. “Nosso programa de ESG é responsável por acelerar a implementação de ações que favoreçam nossa comunidade e o meio ambiente nas diversas localidades em que estamos inseridos”, pontua Barroso. Entre os destaques de 2022, o Instituto Rodobens e a unidade de Automóveis, em parceria com a ONG Banco de Alimentos, implementaram a ação “Test Drive Solidário” com o objetivo de causar impacto social positivo, por meio da doação de um prato de comida a cada Test Drive realizado nas concessionárias Toyota e Hyundai. A iniciativa foi um sucesso, tendo um total de 5.614 Test Drives realizados desde o início da campanha, em março de 2022, resultando no mesmo número de pratos de comida entregues.
A Rodobens S.A. (RBNS) tem o registro de emissor categoria A na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e é listada no segmento básico da B3 S.A. As informações completas publicadas na CVM estão disponíveis no canal de relacionamento com o investidor no link).
Acesse o Balanço 2022.