Serviço gratuito oferecido pelas rodovias concedidas de São Paulo representa três atendimentos a cada um minuto durante o ano passado
As rodovias de São Paulo reguladas pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – foram responsáveis por 1,61 milhão de atendimentos em 2023. As concessionárias oferecem serviços de segurança e conforto aos usuários, como socorro mecânico, guincho, atendimento médico, além de informações sobre a rodovia e banheiros nos Postos SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário. O número representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1,53 milhão de atendimentos.
Ao longo dos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas pelo Estado de São Paulo, as equipes estão prontas para atender desde acidentes até partos na rodovia. Ocorrências com animais, objetos nas pistas e maus súbitos são parte na rotina dos socorristas. Durante todo o ano de 2023, foram registrados em média 207 atendimentos pré-hospitalares (APH) diários, somando 75.701 no total. Além disso, foram registrados 367.980 serviços de guincho e 417.203 socorros mecânicos.
“O serviço oferecido é importante para a segurança e o conforto de todos aqueles que usam nossas rodovias. São serviços de qualidade, com um bom atendimento em caso de necessidade”, destaca Milton Persoli, diretor-geral da Agência.
Para solicitar atendimento, o usuário deve realizar contato por meio do telefone 0800 ou aplicativo da concessionária responsável pela rodovia ou usar o totem digital para teleatendimento disponível nos postos do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU). Todo o atendimento é monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e integrado 24h por dia ao Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP.
Exemplos de serviços oferecidos:
- Socorro mecânico;
- Atendimento Pré-Hospitalar;
- Guincho;
- Atendimento médico;
- Informações sobre a rodovia.