Foram registradas mais de 13 mil ocorrências de roubo de cargas em 2022
De acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), foram registradas mais de 13 mil ocorrências de roubos de cargas em 2022, o que causou um prejuízo de R$ 1,2 bilhão.
Um levantamento pela BRK, Buonny e Opentech, gerenciadoras de risco da plataforma nstech, referente a 2022, mostra que a Região Sudeste concentrou mais de 75% das ocorrências e o estado de São Paulo lidera de forma absoluta o ranking de roubo de cargas no Brasil, com 47,6% dos prejuízos. Entre os produtos mais visados nesse estado estão: cargas fracionadas, produtos alimentícios, cigarros e eletroeletrônicos; já as ocorrências foram concentradas às segundas-feiras e sextas-feiras, das 12h às 14h e das 18h às 20h.
Na busca por manter a segurança do motorista e garantir que as cargas sejam entregues, a BRK investe, principalmente, na digitalização de processos, em especial na integração das tecnologias operacionais por meio de tecnologias de Inteligência Artificial (IA), Automação de Processos Robóticos (RPA) e Machine Learning para maior confiabilidade na mitigação de sinistros e redução de perdas para os clientes.